Os estudantes da UMEI Zilda Arns, localizada no Caramujo, e da Escola Municipal Professora Bolívia de Lima Gaetho, no Rio do Ouro, tiveram um dia de aula diferente na última terça-feira (07). Eles visitaram o Campo de São Bento, em Icaraí, para conhecer a história do espaço, ver de perto as paisagens, os animais, o chafariz, a estátua do ator Paulo Gustavo e ainda visitar a Biblioteca Popular Anísio Teixeira.

O passeio faz parte das atividades que celebram os 450 anos de Niterói, que tem como objetivo despertar nos alunos uma sensação de pertencimento, e fazer com que eles conheçam toda a história do nosso município. A diretora geral da UMEI Zilda Arns, Priscila Figueiredo, destacou que, para além da visita, o tema já é trabalhado dentro de sala de aula.

“É importante que as crianças se apropriem dos espaços públicos, uma vez que este espaço pertence a elas, ainda que o fato de ser público não torne este espaço como parte da vida delas de maneira automática, imediata”, explicou.

A professora de apoio Ronilda Brum, também contou um pouco de sua experiência ao acompanhar as turmas de sua unidade escolar pelo Campo de São Bento: “Sem dúvida nenhuma, a vinda aos espaços públicos é uma experiência enriquecedora”.

As crianças também visitaram a Biblioteca Popular, Anísio Teixeira para um compromisso especial. A professora da Rede Nadia Enne, que tradicionalmente atende as escolas municipais no Campo de São Bento, passou uma hora fazendo aquilo que mais gosta: uma grande contação de histórias nas dependências da biblioteca.

A Diretora Geral da Escola Municipal Bolívia Gaetho, Jaqueline Castro, também reafirma a necessidade da utilização dos espaços públicos para o ensino.

“A escola acaba proporcionando um conjunto de experiências que, no ambiente familiar, essas crianças muitas vezes não têm. A primeira vez em que alguns de nossos alunos foram à praia, foi em um passeio de escola. Portanto, o passeio de escola é fundamental para a Educação Pública”, pontuou.