Na próxima semana, entre os dias 13 e 18 de novembro, a Secretaria Municipal de Educação fará a IV Jornada de Relações Étnico-Raciais. O evento se circunscreve no contexto do aniversário de 20 anos da lei n° 10.639/03 e dos 15 anos da lei n° 11.645/08, que incluem no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.

A jornada – que se realiza através da Coordenação da Educação na Diferença, sob a supervisão da Subsecretaria de Políticas Educacionais Transversais – tem ainda como objetivo fomentar debates acerca de potências e desafios que a comunidade escolar enfrenta em seu cotidiano. Para dar conta deste desafio, as unidades escolares farão apresentações artísticas e de seus trabalhos. Igualmente, as produções intelectuais de educadores da Rede Municipal de Educação para a construção de uma Educação antirracista também serão apresentadas e discutidas.

As atividades englobarão rodas de conversa sobre as questões étnico-raciais, além de uma imersão no Circuito Pequena África de Niterói. O Coordenador de História de terceiro e quarto ciclos, Renato Freire, será um dos responsáveis pela apresentação e pelos esclarecimentos concernentes a este circuito na jornada deste ano.

A Cristiane Gonçalves, responsável pela Coordenação de Educação na Diferença da Secretaria Municipal de Educação, comentou um pouco sobre a importância das Jornadas de Relações Étnico-Raciais e Currículo.

“Nesta quarta edição da Jornada das Relações Étnico-Raciais e Currículo, celebramos os 20 anos da lei 10.639/2003, portanto, consideramos ser este um momento ímpar para compartilhar nossas experiências de luta pela implantação da lei e de nossas práticas pedagógicas e produções curriculares antirracistas”, pontuou.

As inscrições na IV Jornada de Relações Étnico-Raciais podem ser feitas por meio do link https://forms.gle/GZf9YqNKSipanbpH9.