A Escola Municipal Doutor Alberto Francisco Torres, localizada no Centro de Niterói, completou neste mês de novembro seus 35 anos de existência. Na pauta das comemorações, a turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da unidade lançou sua própria revista digital, a NiterEJA. Abordando temáticas relacionadas aos 450 da cidade do nosso município, a obra contou com a colaboração de 22 alunos.

A NiterEJA foi idealizada pelos estudantes e editada e publicada pelo corpo técnico de funcionários da unidade escolar. É uma revista de variedades, que em sua primeira edição destacou um conjunto de atividades relativas aos 450 anos de Niterói, tema que faz parte do projeto pedagógico da escola.

Na celebração estiveram presentes profissionais da unidade, estudantes e familiares. Todos puderam acompanhar uma apresentação de poesias da poeta Lucília Dowslley, que também fez questão de presentear alunos e profissionais com seus livros. Além disso, o evento contou com uma apresentação especial da orquestra do Colégio Estadual Nilo Peçanha, conduzida por Ryan Sampaio.

O pedagogo da unidade, Magno Sales, compartilhou um pouco sobre a emoção de estar apresentando a NiterEJA no contexto dos 35 anos da escola.

“A revista é uma pontinha de todo este trabalho que nós estamos fazendo. É uma ideia pioneira e nós vamos continuar desenvolvendo ela. A ideia, no futuro é agregar todas as EJAs de Niterói, dar visibilidade à modalidade e colocar nossos estudantes como protagonistas do aprendizado deles mesmos”, explicou.

A Diretora-Geral da unidade, Maria José Ribeiro, fez questão de parabenizar os alunos e ressaltar a importância desse tipo de atividade na Educação de Jovens e Adultos.

“Reconheço o trabalho de toda a escola na NiterEJA e, principalmente, o esforço dos alunos e alunas, que são muito trabalhadores e esforçados. É muito gratificante, uma satisfação imensurável!. Sabemos do sacrifício pessoal de cada um para continuar estudando aqui. A vida deles não é e nem nunca foi fácil. É um esforço diário”, destacou.

A estudante da EJA, Marizete Pereira, foi uma das convidadas do evento. Ela ficou presente até o fim e elogiou muito o trabalho.

“Gostei muito do resultado final da revista, ficou tudo muito lindo, muito bem feita e bem explicada”, finalizou.