Começou na última quarta-feira, 1º de novembro, a série de três encontros da oficina “A escravidão na Banda d’Além, séculos XVI ao XIX”. O evento, que faz parte do calendário de atividades dos 450 anos de Niterói, está sendo realizado no auditório da Universidade Salgado de Oliveira, e terá continuidade nos dias 8 e 29 de novembro, começando às 14h.

A proposta do tema é apresentar a escravidão nos períodos do Brasil Colônia e Império na Banda D’Além, região que englobava Niterói e outros municípios. A abordagem busca demonstrar a historicidade da temática e compreender de que maneira esse sistema socioeconômico moldou a sociedade brasileira e também a nossa cultura.

O curso está sendo ministrado pela professora Doutora e Mestre em História Social (UFRJ), Márcia Amantino. Na primeira aula, ela apresentou o conceito de escravidão, as várias escravidões, o tráfico negreiro e a população escravizada no Brasil, a partir de fontes de pesquisa mais recentes.

“A oficina trata da escravidão em Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e outras cidades através de novas vertentes históricas. Entre os vários desafios que temos, estamos buscando contribuir para a formação dos professores a fim de que eles possam replicar esse conteúdo com seus alunos na sala de aula” afirmou Márcia.

“A escravidão na Banda d’Além, séculos XVI ao XIX” é uma realização da Secretaria Municipal de Educação de Niterói, através da subsecretaria de Políticas Educacionais Transversais, via Centro de Memória e da História e da Literatura Fluminense e a Coordenação da Educação na Diferença (CEDIF). Os parceiros no projeto são o Instituto Histórico e Geográfico de Niterói (IHGN) e a Universo.

O curso é voltado para professores da Rede Municipal, historiadores, pesquisadores e outros interessados. A carga horária é de nove horas, com direito à certificação. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 21-967487726 e as inscrições podem ser feitas através do e-mail: memorial@educacao.niteroi.gov.

Texto: Cesar Medeiros / Fotos: Cheila Pacetti