A Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu durante todo o mês de outubro o “Mês da Ciência e Tecnologia”. Desde 2004, são feitas diversas atividades no município, como oficinas, passeios, formações e experiências para os estudantes e profissionais da Rede, com o intuito de proporcionar uma educação tecnológica e inovadora.

Entre as ações, está o “Desafio Maker”, um desdobramento do projeto de robótica educacional, que tem como proposta a construção de protótipos, pequenos modelos e mecanismos que sugiram soluções para problemas do cotidiano dos estudantes, e é direcionado para os professores do Ensino Fundamental. Além disso, no início do mês, foi realizada uma oficina de Produção de Curtas de Animação Digital para os profissionais que desejassem produzir conteúdos com os seus alunos. Os filmes e curtas produzidos pelos professores e estudantes serão apresentados na 5ª Mostra de Curtas de Animação, que acontece no dia 30 de novembro.

Fez parte da programação deste ano a Olimpíada Brasileira de Robótica. Na edição, as equipes JB United e JB Origens, da Escola Municipal João Brazil (Morro do Castro), chegaram até a Etapa Nacional, que aconteceu entre os dias 7 e 12 de outubro no Centro de Convenções de Salvador, na Bahia.

Dando sequência aos diálogos sobre sustentabilidade e economia de energia, Niterói realizou uma parceria com a concessionária Enel, com o projeto “Enel Compartilha Energia na Escola”. O programa vai fortalecer a educação ambiental nas escolas e o uso consciente dos recursos, através de atividades lúdicas, socioeducativas e de visitas à Nave Educacional da Enel, com uso de realidade virtual e telas interativas. O projeto atenderá 48 Unidades de Educação até o ano que vem.

A programação ainda incluiu uma live sobre o audiovisual nas escolas. A atividade foi proposta para discutir as novas formas de se comunicar na contemporaneidade, abordando o Macacucine:  um projeto que acontece há 15 anos em escolas públicas de Cachoeiras de Macacu e está chegando este ano em Niterói. O objetivo do programa é utilizar o audiovisual como ferramenta de ensino-aprendizagem, levando oficinas de roteiro, produção e edição para as unidades escolares.

Visitas – O estudantes da Rede também participaram de visitas importantes, onde puderam ter contato com a ciência, tecnologia e diferentes experimentos. A Plataforma Urbana Digital da Engenhoca foi um dos espaços. O equipamento público tem por objetivo ampliar a dimensão educacional, lúdica e tecnológica da população através da oferta de cinema ao ar livre, jogos tecnológicos, cursos livres e profissionalizantes na área tecnológica e muito mais.

Os alunos da Rede também tiveram a oportunidade de conhecer a Casa da Descoberta da Universidade Federal Fluminense, que tem o objetivo de divulgar a Ciência para todas as faixas etárias através de projetos, atividades interativas e palestras.