Alunos da Creche Comunitária Nossa Senhora de Aparecida, localizada no morro do Palácio, no Ingá, tiveram uma tarde inesquecível na última terça-feira, 24. Eles visitaram a Casa da Descoberta da Universidade Federal Fluminense (UFF), e puderam se divertir com alguns experimentos científicos.

Fundada em 2000, a Casa fica no Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Campus da Praia Vermelha, bairro da Boa Viagem. O objetivo do espaço é divulgar a Ciência para todas as faixas etárias através de vários projetos, atividades interativas e palestras.

Os alunos da Creche Comunitária Nossa Senhora de Aparecida ouviram atentamente às explicações dos mediadores e conheceram diversos equipamentos. Eles puderam observar e participar de experiências com o Dínamo de Newton, Giroscópio, Eletroímã, Anel de Tomson, Pilha de Daniell, Pêndulo de Newton.

“Um ambiente como esse é importante para estimular a curiosidade infantil e também contribui para que a criança comece a observar e experimentar a realidade em que ela está inserida” afirmou Madalena Farias, Pedagoga da creche.

Os pequenos Artur de Souza e Laís da Silva, do Grei 5, eram os mais animados e fizeram questão de participar de todas as atividades. “Aqui tem coisas bem diferentes. Gostei muito de vir aqui”, disse Artur. “Quando chegar na creche vou contar para os meus amigos”, falou Laís.

A Creche Comunitária Nossa Senhora de Aparecida é uma das 20 unidades Conveniadas com a Prefeitura de Niterói e, através do Programa Criança na Creche, atende cerca de 80 crianças de dois a cinco anos. A iniciativa é vinculada à subsecretaria de Projetos Comunitários da Secretaria Municipal de Educação.

Quem tiver interesse em visitar a Casa da Descoberta pode solicitar o formulário de agendamento gratuito através do e-mail descoberta.adm@gmail.com. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 09:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00. Para mais informações, o telefone da Casa da Descoberta é 2629-5120.

Texto: Cesar Medeiros / Fotos: Cheila Pacetti