Era uma vez um menino chamado Lucas, de 7 anos, que gostava de ouvir as histórias contadas por bonecos feitos de pano. Para despertar fantasias, a sua avó, Tânia Hammes, decidiu dar vida aos personagens de livros infantis através de fantoches. Esse material, produzido e doado por Tânia, hoje faz parte do acervo da Biblioteca Biblioteca Popular Anísio Teixeira, localizada no Campo de São Bento, em Icaraí. Através deles que se deu início a “Oficina de Fantoches”.

A formação acontece desde dezembro do ano passado, e traz muita alegria para a garotada. Além de estar presente na biblioteca, o material também fica disponível para empréstimo junto aos livros.

“O fantoche tem um mundo de fantasia e criatividade que as crianças adoram. Elas fazem questão de pegar nos bonecos, colocam a mãozinha dentro, fazem os movimentos e ficam conversando com os personagens. Atividades como esta contribuem para que as crianças frequentem a biblioteca” diz Tânia.

A maioria dos alunos que participa da oficina é formada por mães e avós, que ocupam o seu tempo enquanto aguardam os filhos saírem da escola. O projeto é desenvolvido em três etapas: a escolha dos livros, a confecção dos fantoches e a apresentação para as crianças que frequentam as oficinas de contação de história.

Os bonecos são feitos a partir de retalhos, papelão e outros materiais recicláveis e para participar não é preciso ter nenhuma habilidade específica ou saber costurar. Quem estiver interessado em aprender a confeccionar fantoches é só aparecer no dia das aulas. As oficinas são realizadas, às segundas-feiras, de 14h às 16h.

Segundo a bibliotecária responsável, Márcia Siqueira, além da oficina de fantoches, a Biblioteca Popular Anísio Teixeira promove diversas atividades culturais e recreativas para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

“Mensalmente contabilizamos cerca de 1.500 usuários que participam dos eventos que promovemos. O nosso objetivo é promover a leitura e o conhecimento, além de fazer da biblioteca um espaço de troca e socialização dos leitores “, afirma Márcia.

A biblioteca fica no Campo de São Bento, em Icaraí, e quem quiser saber mais detalhes sobre a oficina, ou sobre as outras atividades, pode entrar em contato com o espaço através do telefone (21) 2719-6486.

O Programa de Bibliotecas Populares de Niterói conta ainda com outras cinco unidades: Agnaldo de Macedo (Vila Ipiranga (Fonseca), Cora Coralina (Centro), Lídice Fróes (Jurujuba), Monteiro Lobato (Barreto) e Silvestre Mônaco (Ilha da Conceição).