As equipes de robótica da Escola Municipal João Brazil, que recentemente participaram da Etapa Nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), foram convidadas para participar da Feira de Orientação Profissional realizada pelo Colégio Pedro II de Niterói e expor os robôs produzidos pelos grupos. O objetivo do evento, que aconteceu nesta quarta-feira (25), é apresentar um conjunto de carreiras em que os estudantes possam vir a se interessar no futuro e escolher como profissão.

A Escola Municipal João Brazil foi convidada a participar da feira em função de seus expressivos resultados nas competições de robótica. Além de expor os robôs feitos pelas equipes, os estudantes continuam treinando, programando e montando robôs para as exposições e para a próxima competição, que será o Torneio Juvenil de Robótica, que acontece no próximo sábado, dia 28, em Volta Redonda, no Sul Fluminense do Rio de Janeiro.

Segundo o técnico dos estudantes, o professor de Matemática Carlos Henrique Jorge, a João Brazil já está inscrita em uma nova disputa.

“Nesta feira, apresentamos protótipos de robôs que já competiram. Nosso objetivo é mostrar a importância da programação computacional, além da importância de projetarmos e construirmos robôs dentro de um ambiente de desafios. É necessário mostrar que essas profissões na área tecnológica existem”, explicou.

Preparação – Após o retorno da Olimpíada Brasileira de Robótica em Salvador, os estudantes já começaram a treinar para o novo desafio: o Torneio Juvenil de Robótica, em Volta Redonda. Nesta competição, existe um número maior de modalidades, as equipes da João Brazil irão participar de duas: Resgate no Plano e Viagem ao Centro da Terra.

Caso consigam vencer mais este desafio, estarão classificados para a Etapa Nacional do Torneio Juvenil de Robótica, que será realizado em São Paulo. Se não conquistarem o pódio, ainda haverá uma nova chance, na segunda etapa da competição estadual, a ser realizada no município do Rio de Janeiro.

O estudante Rafael Souza está animado para competir: “o momento é de concentração máxima para o novo”, empolgou-se.

Texto: Vinicius Albuquerque / Fotos: Cheila Pacetti