A Unidade Municipal de Educação Infantil Denise Mendes Cardia, em São Domingos, iniciou uma atividade importante para a conscientização dos pequenos. Os estudantes, com o auxílio dos professores, produziram uma exposição sobre o Dia Mundial da Alimentação, celebrado no dia 16 de outubro. Foram feitos cartazes informativos, com conteúdos trabalhados em sala de aula, onde as turmas discorreram sobre a importância da alimentação e hábitos saudáveis.

O trabalho foi produzido a muitas mãos dentro da UMEI e estão em exposição por todo o pátio da escola. A professora Elizabeth Freire, que leciona em uma das turmas GREI 5 da unidade, afirmou que todos os anos a unidade desenvolve ações em acordo com os referenciais curriculares da Rede Municipal de Educação.

“A alimentação saudável vem a complementar o conteúdo que é transmitido em nossa UMEI, estando incluída em todo o nosso projeto pedagógico. A referência bibliográfica utilizada no ensino foi ‘A menina que não gostava de fruta’, que funciona como incentivo para as crianças a experimentarem alimentos novos, que normalmente não fazem parte da dieta delas”, explicou.

Além das atividades artísticas, a turma da professora Elizabeth participou de uma atividade gourmet. Juntos, eles produziram picolés e sacolés naturais, de manga e coco, como forma de complementar as atividades curriculares. O projeto, desenvolvido de forma teórica e prática, permitiu que as crianças pudessem desenvolver a criatividade e experimentar alimentos que, muitas vezes, não estão dentro do seu ambiente familiar.

Os cardápios da Rede, produzidos pelas nutricionistas do Departamento de Alimentação Escolar da Fundação Municipal de Educação (FME), já são abastecidos com diversas opções de frutas e legumes. Além disso, nas quartas-feiras temos o dia da Alimentação Consciente, em que o cardápio é modificado com proteínas de origem vegetal, permitindo aos alunos experimentarem novos sabores. Esse trabalho na rotina da comunidade escolar, em conjunto com o projeto pedagógico desenvolvido em sala, tornam a alimentação um mundo de possibilidades.

A Diretora-Geral da unidade, Marina Mariani, destaca a importância de incentivar as crianças a explorarem novos sabores e texturas, para que possam criar uma rotina de alimentação saudável.

“Nós percebemos que, ao criarmos estes hábitos nas crianças, elas criam uma curiosidade natural em experimentar o sabor dos vegetais, algo que não era comum anteriormente”, finalizou.