A Secretaria Municipal de Educação, através da Coordenação do Sistema de Bibliotecas Populares e a Coordenação de Educação e Cultura (CECULT), realizou nesta quarta-feira (18) o III Seminário de Bibliotecas, Educação e Cultura, cujo tema foi “Travessias e Travessuras”. O evento, realizado no auditório Darcy Ribeiro, na sede da SME, foi promovido pela Subsecretaria de Políticas Educacionais e Transversais (SSPET).

O seminário debateu questões relacionadas às bibliotecas públicas e às bibliotecas escolares, uma vez que a Rede Municipal de Educação de Niterói possui as duas modalidades. Além das Bibliotecas Escolares e Salas de leitura, que funcionam nas escolas e UMEIS, o município conta com um Sistema de Bibliotecas Populares, com seis unidades: no Centro, Vila Ipiranga (Fonseca), Barreto, Ilha da Conceição, Jurujuba e no Campo de São Bento (Icaraí).

A “Leitura Literária e a Formação do Autor, primeiros passos”, foi o tema da mesa de abertura, que teve como convidadas as professores Hilma Ribeiro Ferreira (UERJ) e Stefânia Chiarelli (UFF). Em seguida, houve também uma apresentação das atividades desenvolvidas pelas Bibliotecas Populares de Niterói, que foi coordenada pelas professoras Maíra Carrara e Helemy Ferreira. Encerrando a programação da manhã, um painel discutiu o cumprimento da Lei 12.244 no município de Vitória (ES), com a participação, por vídeo, das professoras Mariluce Correa e Andrea Gonçalves, da Secretaria Municipal de Vitória, e da professora Daniele Achilles (UNIRIO).

Já na parte da tarde, os trabalhos foram reiniciados com uma mesa de debates sobre “O papel das mediações da leitura nas Bibliotecas Escolares e Populares”, que reuniu as professoras Juliana Garcia (Faculdade Lusófona – RJ) e Patrícia Vargas (UNIRIO). Encerrando a programação, o painel “Leituras Escolares” trouxe experiências desenvolvidas nas Bibliotecas Escolares, Salas de Leitura e Clubes de Leitura da Rede Municipal de Niterói. O relato foi feito pela bibliotecária Jaqueline Mendes e pelas professoras Fabiana Botelho, Renata Macedo e Karina Salles.

O Seminário de Bibliotecas, Educação e Cultura, na avaliação da Coordenadora do CECULT, professora Liliane Balonecker, além de promover momentos coletivos de formação e reflexão, possibilitou o compartilhamento de experiências acerca da formação do leitor.

“A rede municipal de Niterói, por meio dos movimentos criativos de seus profissionais, desenvolve projetos potentes cujos processos precisam reverberar, ultrapassar os muros dos espaços onde se realizam e inspirar outras ações. Que possamos continuar lutando por um mundo mais justo, em que a leitura seja efetivamente um direito inalienável de todo sujeito.” declarou Liliane.

A coordenadora do Sistema de Bibliotecas Populares de Niterói, a professora Fernanda Frambach, destacou que as unidades que integram o programa são importantes, na medida em que se constituem espaços de trocas e construção de saberes.

“Para as Bibliotecas Populares de Niterói, este foi um momento ímpar de socialização das experiências vivenciadas nestas instituições bem como na formação das equipes. Saímos do Seminário renovados e animados para continuar nossas Travessias e Travessuras” finalizou Fernanda.