Professores da Escola Municipal Professor André Trouche, localizada no Barreto, participaram de uma vivência de yoga, uma das atividades ofertadas pelo projeto YogaEduca. O trabalho foi realizado na quadra da escola, nos turnos da manhã e à tarde.

A iniciativa é uma realização da Coordenação de Educação em Sustentabilidade, Esporte e Saúde (CESESS), da Secretaria Municipal de Educação de Niterói (SME). O projeto teve início em 2020, com práticas on-line para os profissionais, durante todo o período de distanciamento social da pandemia de Covid-19, passando às duas modalidades (on-line e presencial), a partir do retorno das atividades. O YogaEduca já foi realizado em diversas Escolas Municipais, Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEI) e Creches Comunitárias.

De acordo com a idealizadora do projeto, professora Janaína Souza, o objetivo é contribuir para que os profissionais da educação da Rede possam experenciar o Yoga de uma forma integral.

“As pesquisas comprovam os benefícios do yoga, que busca desenvolver a concentração, o autoconhecimento, levando à percepção de nossos limites e potencialidades. A partir daí é possível começar a trabalhar outras questões. Além disso, a filosofia milenar proporciona uma melhora na qualidade de vida e nas relações no cotidiano das escolas”, diz Janaína.

A diretora-adjunta da Escola Municipal Professor André Trouche, Tatiana Pinto, comemorou a participação e a receptividade dos professores.

“É uma oportunidade que temos de dar atenção a nossa saúde física e mental. Todos aqui gostaram muito de vivenciar essa prática da yoga. A gente vive num mundo corrido e o nosso trabalho é bem estressante, é um momento que a gente pode parar, respirar, refletir. Foi bem proveitoso”, afirmou Tatiana.

Alessandra Rolim é professora do 4º ano do Ensino Fundamental e estava muito feliz de participar da atividade.

“Achei fantástica essa proposta. A nossa profissão está cada vez mais estressante, principalmente depois da pandemia. A gente precisa cada vez mais de momentos de relaxamento e equilíbrio, a fim de que possamos dar conta do nosso trabalho e cuidar das diversas áreas da nossa vida”, disse Alessandra.

A CESESS realiza também oficinas para os professores, a fim de que as técnicas da yoga possam ser aprendidas com segurança e replicadas em sala de aula. A proposta é trabalhar aspectos cognitivos, sociais e emocionais para contribuir ao autoconhecimento e desenvolvimento do aluno.

As escolas interessadas em receber as oficinas e vivências devem entrar em contato através do e-mail: cesess@educacao.niteroi.rj.gov.br.