Escolha uma Página

Professores da Escola Municipal Professor André Trouche, localizada no Barreto, participaram de uma vivência de yoga, uma das atividades ofertadas pelo projeto YogaEduca. O trabalho foi realizado na quadra da escola, nos turnos da manhã e à tarde.

A iniciativa é uma realização da Coordenação de Educação em Sustentabilidade, Esporte e Saúde (CESESS), da Secretaria Municipal de Educação de Niterói (SME). O projeto teve início em 2020, com práticas on-line para os profissionais, durante todo o período de distanciamento social da pandemia de Covid-19, passando às duas modalidades (on-line e presencial), a partir do retorno das atividades. O YogaEduca já foi realizado em diversas Escolas Municipais, Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEI) e Creches Comunitárias.

De acordo com a idealizadora do projeto, professora Janaína Souza, o objetivo é contribuir para que os profissionais da educação da Rede possam experenciar o Yoga de uma forma integral.

“As pesquisas comprovam os benefícios do yoga, que busca desenvolver a concentração, o autoconhecimento, levando à percepção de nossos limites e potencialidades. A partir daí é possível começar a trabalhar outras questões. Além disso, a filosofia milenar proporciona uma melhora na qualidade de vida e nas relações no cotidiano das escolas”, diz Janaína.

A diretora-adjunta da Escola Municipal Professor André Trouche, Tatiana Pinto, comemorou a participação e a receptividade dos professores.

“É uma oportunidade que temos de dar atenção a nossa saúde física e mental. Todos aqui gostaram muito de vivenciar essa prática da yoga. A gente vive num mundo corrido e o nosso trabalho é bem estressante, é um momento que a gente pode parar, respirar, refletir. Foi bem proveitoso”, afirmou Tatiana.

Alessandra Rolim é professora do 4º ano do Ensino Fundamental e estava muito feliz de participar da atividade.

“Achei fantástica essa proposta. A nossa profissão está cada vez mais estressante, principalmente depois da pandemia. A gente precisa cada vez mais de momentos de relaxamento e equilíbrio, a fim de que possamos dar conta do nosso trabalho e cuidar das diversas áreas da nossa vida”, disse Alessandra.

A CESESS realiza também oficinas para os professores, a fim de que as técnicas da yoga possam ser aprendidas com segurança e replicadas em sala de aula. A proposta é trabalhar aspectos cognitivos, sociais e emocionais para contribuir ao autoconhecimento e desenvolvimento do aluno.

As escolas interessadas em receber as oficinas e vivências devem entrar em contato através do e-mail: cesess@educacao.niteroi.rj.gov.br.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support