Os estudantes da Escola Municipal Jacinta Medela, localizada na Vila Ipiranga, Zona Norte de Niterói, apresentaram a exposição “Linhas de Niemeyer” no Museu de Arte Contemporânea (MAC). A mostra foi produzida pelos alunos da unidade escolar, que expressaram em seus desenhos a influência do traço e da arquitetura de Oscar Niemeyer. O trabalho celebra ainda os 450 anos de Niterói, e revisita alguns dos pontos turísticos e históricos da cidade idealizados pelo arquiteto.

O secretário de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação, Bira Marques, esteve no evento e afirmou que atividades como essa despertam nas crianças a curiosidade e a criatividade.

“As crianças fizeram desenhos lindos, e nunca vão esquecer desse momento especial. É importante permitir que eles expressem a criatividade. O aprendizado começou em sala de aula, onde ouviram sobre as histórias e obras do arquiteto, e teve como ponto alto a visita e exposição no MAC, uma das principais obras arquitetônicas do Oscar Niemeyer. É um momento que ficará marcado na trajetória de vida deles, reafirmando que podem, sim, ser o que quiserem, além de reforçar esse sentimento de pertencimento à cidade, que é tão importante”, pontuou.

A Subsecretária de Gestão Escolar, Djenane Freire, também esteve presente e afirmou que é essencial que as crianças da Rede desenvolvam suas potencialidades fora dos muros da escola: “É fundamental que os estudantes tenham acesso aos espaços de cultura da cidade e que isto crie nelas uma sensação de pertencimento. Muitas crianças, antes deste evento, nunca tinham visitado um museu”, destacou.

O “Linhas de Niemeyer” foi desenvolvido a muitas mãos dentro da unidade escolar. A professora Vanessa Moraes explicou o conceito do projeto e a importância que ele tem tido para as crianças e para a comunidade escolar.

“A escola trabalha os conteúdos curriculares a partir dos passeios realizados com a turma. Visitamos o Parque Orla, em Piratininga, e agora o MAC. Com Oscar Niemeyer, as crianças trabalharam a biografia como gênero textual, as linhas e as formas foram utilizadas para trabalhar tanto a Matemática, na Geometria, quanto a Arte. A escolha do museu para a apresentação do projeto foi muito bem recebida pela comunidade como um todo. É a qualificação do processo de aquisição do conhecimento”, contou, Vanessa.

A estudante Alice Scholbach, de 9 anos, gostou muito do passeio e dos aprendizados: “gostei muito de ter meu trabalho exposto lá e acho a arte muito inspiradora”. Ela complementou dizendo que “achou a forma do MAC muito legal, parecida com um disco voador”.

Além dos trabalhos das turmas do terceiro ano, eles puderam visitar algumas exposições que estão em cartaz no museu, como a “Abismo”, de Rodrigo Pedrosa, com esculturas que representam os problemas que a humanidade vem atravessando na contemporaneidade, como problemas ambientais, a perda do senso de comunidade, o individualismo e as desigualdades sociais.

Texto: Vinícius Albuquerque / Fotos: Cheila Pacetti