A Secretaria Municipal de Educação (SME) vai promover, no próximo dia 18, das 8h às 17h, o III Seminário de Bibliotecas, Educação e Cultura. O evento, que será realizado durante todo o dia no Auditório Darcy Ribeiro, na sede da SME, tem como tema “Travessias e Travessuras”. O objetivo é debater as questões relacionadas às bibliotecas públicas e às bibliotecas escolares, uma vez que a Rede Municipal de Niterói conta com as duas modalidades. Embora seja uma atividade formativa destinada aos profissionais de Educação, sobretudo para os que trabalham nas bibliotecas, a participação será aberta ao público.

A programação foi desenvolvida pela Coordenação do Sistema de Bibliotecas Populares e a Coordenação de Cultura (CECULT), vinculados à Subsecretaria de Projetos Educacionais e Transversais (SSPET). Pela manhã, uma mesa cujo tema é “Leitura Literária e a Formação do Autor, primeiros passos”, receberá os professores Hilma Ribeiro Ferreira (UERJ) e Stefânia Chiarelli (UFF).

Logo após, haverá um relato de experiências das atividades desenvolvidas pelas Bibliotecas Populares de Niterói. Também está previsto um painel que vai discutir o cumprimento da Lei 12.244 no município de Vitória (ES), e que terá como convidadas Mariluce Correa e Andrea Gonçalves da Secretaria Municipal de Educação de Vitória.

Os trabalhos da tarde serão reiniciados com uma mesa de debates sobre “O papel das mediações da leitura nas Bibliotecas Escolares e Populares”, que contará com a presença das professoras Juliana Santos da Silva (Faculdade Lusófona – RJ) e Patrícia Alencar (UNIRIO). Encerrando a programação, haverá um painel onde serão apresentadas experiências desenvolvidas nas Bibliotecas Escolares, Salas de Leitura e Clubes de Leitura da Rede Municipal de Niterói.

Para participar do III Seminário de Bibliotecas, Educação e Cultura, basta se inscrever no link https://forms.gle/d8KgysjMq6Qxz6kM6

Serviço: O Auditório Darcy Ribeiro fica na Rua São Pedro, 108, 3º andar, Centro de Niterói.

Foto: Cheila Pacetti/ASCOM