Os alunos da Escola Municipal Noronha Santos, no Fonseca, participaram nesta sexta-feira (29) do “Sextou na Noronha”. A atividade reuniu todas as turmas para uma apresentação dos trabalhos feitos em referência ao Projeto Instituinte 2023. O tema escolhido foi “Noronha mostra a sua cara (e muitas histórias): um passeio pelas águas escondidas e descobertas da cidade de Niterói”.

A unidade atende 345 alunos na Educação infantil, do GREI 2, até o 5º ano do Ensino Fundamental. Por conta das atividades propostas no projeto, a garotada visitou o Horto do Fonseca, o Museu de Arte Contemporânea (MAC), o Teatro Popular Oscar Niemeyer, a Sala de Cultura Leila Diniz, o Teatro Municipal de Niterói, a Sala Nélson Pereira dos Santos, além de realizarem um tour pela orla da cidade.

“Muitas vezes a escola é a única instituição capaz de proporcionar momentos de lazer e de cultura na vida dos alunos. Através da crianças, as famílias realizam diversos sonhos e acabam conhecendo os equipamentos culturais da cidade. Esses espaços públicos pertencem a todos e os estudantes têm o direito de ocupar esses locais” afirmou a diretora geral da unidade, Cristiane Pinto.

Além destas atividades, a escola está desenvolvendo várias ações como Reforço Escolar (no contraturno): Educação Não Violenta, Iniciação Musical e Canto Coral, através do Aprendiz Musical. O destaque fica por conta do projeto “Quem Quer Ler um Livro Comigo?” onde os professores, os funcionários e responsáveis têm a oportunidade de ler um livro para as crianças.

“As atividades que realizamos buscam envolver os pais, as famílias e a comunidade escolar. O que acontece aqui precisa reverberar para fora da escola. Esses projetos vão ter uma repercussão muito grande na vida dessas crianças” diz Alcilene da Silva, professora do GREI 2 e do primeiro ano da unidade.

Texto: César Medeiros / Fotos: Cheila Pacetti