A educação não se constrói somente dentro das salas de aula, as visitas em ambientes externos também contribuem na formação das crianças, jovens e adultos. Em direção a um desemparedamento do aprendizado, a Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Municipal de Educação realizam o projeto “Cidade Educadora”. A ação consiste em levar os estudantes para visitar pontos históricos, culturais e artísticos da cidade de Niterói.

A atividade é desenvolvida através da Coordenação de Educação em Sustentabilidade, Esporte e Saúde da Subsecretaria de Políticas Educacionais Transversais da SME/FME. A Escola Municipal Paulo Freire, no Fonseca, participou do projeto e esteve em quatro pontos turísticos e históricos da cidade: Igreja de São Lourenço dos Índios, o Caminho Niemeyer, a Igreja de São Domingos de Gusmão e o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC). A aula-passeio foi uma oportunidade de conhecimento para muitos dos alunos presentes, que nunca tinham visitado os equipamentos.

Para a professora de Artes da escola, Emmanuelle Vaccarini, é de suma importância iniciativas como essa.

“É fundamental conhecer obras de arte, pois é uma forma de trabalhar a docência contemporânea. Isso é importante no processo pedagógico dos alunos, pois conseguimos criar vínculos entre as diferentes disciplinas e com a experiência de vida que o aluno já traz consigo”, explicou.

No MAC, os estudantes puderam visitar duas exposições de arte contemporânea presentes no museu. Uma delas, a exposição “Abismo”, do artista plástico Rodrigo Pedrosa, que retrata o sofrimento humano diante do abismo social e ambiental que a própria humanidade criou.

O estudante Eduardo Isidoro, de 15 anos, disse que achou o passeio legal. Ele salientou que “o lugar que ele mais gostou foi o MAC, por causa das esculturas”. Afirmou também que “gostou muito de uma estátua pequena que encontrou na parede da exposição de Rodrigo Pedrosa”.

Segundo Juliana Martins, coordenadora da Coordenação de Educação em Sustentabilidade, Esporte e Saúde (CESESS), os esforços para criar um roteiro histórico-cultural e político remontam encontros com a sociedade civil desde 2021.

“O Cidade Educadora faz parte de um programa internacional, ao qual Niterói está se integrando. O principal objetivo dele é potencializar uma educação integral, por meio de uma aprendizagem compartilhada. É uma aproximação entre escolas, comunidades, poder público e organizações da sociedade civil, para ampliar oportunidades de promoção do conhecimento”, destacou.

O professor de Biologia, João Ricardo Assis, que fez o roteiro com os estudantes, afirmou que a experiência do Cidade Educadora é muito importante.

“Inauguramos um roteiro em que muitas portas estão se abrindo para nós. Muitos equipamentos que a Educação Niterói não tinha acesso, por meio deste circuito, passamos a ter”, contou.

O Circuito Cidade Educadora é uma das atividades da Educação Niterói que dialoga com os 450 anos da cidade, que por meio da apresentação de espaços históricos importantes para as novas gerações, crianças e adolescentes podem ver seu lugar na história e desenvolver sua sensação de pertencimento ao espaço, qualificando a identidade das novas gerações enquanto pessoas niteroienses.

Texto: Vinicius Albuquerque / Fotos: Cheila Pacetti