A turma do 3° período do curso de Nutrição da Universidade Federal Fluminense (UFF) visitou a UMEI Antônio Vieira da Rocha, localizada no Morro do Estado, na manhã desta quinta-feira (21), para uma troca de conhecimentos e atividades. O projeto é fruto de uma parceria entre a universidade e a Educação Niterói e faz parte da disciplina “Prática Integrada em Unidade Infantil”.

No planejamento, são feitas duas visitas, na primeira é feito o mapeamento da unidade e na segunda os estudantes realizam alguma atividade lúdica relacionada à alimentação saudável. A professora Enilce Sally, uma das responsáveis pela disciplina, afirma que esta é uma forma de mostrar para os estudantes as várias possibilidades da profissão, e de verem na prática como é trabalhar com nutrição escolar.

“Temos essa parceria desde o ano passado, e eu sempre venho para cá (UMEI Antônio Vieira da Rocha), mas neste semestre também faremos atividades na Escola Municipal Anísio Teixeira”, adicionou Enilce.

Na atividade final, os estudantes desenvolvem uma atividade visando, principalmente, explorar os aspectos sensoriais dos alimentos, fazendo com que as crianças provem novas comidas, com diferentes texturas, mas sempre envolvendo brincadeiras.

“No último semestre, os alunos fizeram uma espécie de caça ao tesouro, em que as crianças tinham que procurar suas frutas que tinham sumido. Todos vieram vestidos como piratas e eles se divertiram bastante durante a busca,” contou a professora.

A diretora da unidade, Monica Rodrigues, recebe o projeto desde o início da parceria e acredita que essa colaboração é gratificante: “é algo que precisa ser mais alimentado. A universidade tem muito a acrescentar para a gente, assim como nós temos muito a acrescentar para eles”, reforçou.

Os estudantes da UFF voltarão na unidade no dia 31 de novembro, para a culminância da disciplina e para realizar a atividade lúdica sobre alimentos com as crianças.

“As crianças se divertem, eles brincam e aprendem ao mesmo tempo. Atividades práticas pedagógicas sempre são bem legais”, finalizou Enilce.

Texto: Ana Beatriz Caparroz / Fotos: Cheila Pacetti