As escolas são espaços fundamentais para a troca de vivências, saberes e conhecimentos, mas cada uma delas tem a sua particularidade no cotidiano escolar. Com o intuito de fomentar a troca dessas experiências – entre unidades e estudantes -, as escolas municipais Paulo de Almeida Campos, de Icaraí (Niterói), e a Azevedo Sodré, da Praça da Bandeira (Rio de Janeiro), fizeram um intercâmbio cultural. A celebração do encontro aconteceu na 3ª edição da FLIEMAS: Feira Literária da Escola Municipal Azevedo Sodré.

A união entre as duas escolas aconteceu através da professora Alexandra Passos, que trabalha nas duas redes municipais de educação. A servidora contou que achava importante unir as unidades para que os alunos pudessem conhecer diferentes vivências, os pontos turísticos e histórias das cidades.

“A feira já é famosa na rede do Rio de Janeiro, então, eu quis trazer meus alunos niteroienses para aproximar a realidade das duas escolas”, declarou.

Para realizar o intercâmbio, a professora trabalhou aspectos culturais que caracterizam as duas cidades que circundam a Baía de Guanabara, destacando o espaço geográfico da Zona Sul de Niterói e da Zona Norte do Rio de Janeiro, onde as escolas estão situadas. Ela trouxe ainda, dentre outras características culturais de linguagem, a famosa polêmica metropolitana: o “joelho” e o “italiano”.

Segundo Alexandra, o trabalho começou a ser feito por vídeos, onde as crianças explicavam umas para as outras os aspectos de cada cidade e, principalmente, a região em que cada escola está localizada. Para brindar o trabalho, o encontro presencial aconteceu na FLIEMA, que incluiu uma grande gama de atividades culturais para diversas escolas.