Ação atende profissionais e estudantes da Rede e faz parte do 
“Programa Saúde e Qualidade de Vida”

Estudantes e profissionais da Educação Niterói têm a oportunidade de aprender mais sobre os fundamentos do Yoga no projeto “YogaEduca”. A iniciativa, ofertada nas unidades de ensino da Rede Municipal de Educação, faz parte do Programa Saúde e Qualidade de Vida, que é parte do trabalho da Coordenação de Educação, Sustentabilidade, Esporte e Saúde (CESESS) da Secretaria e Fundação Municipal de Educação.

Parte importante do projeto é explicar os fundamentos do Yoga para o corpo docente das unidades escolares. O Yoga é um conceito que se refere às tradicionais disciplinas físicas originárias da Índia. A palavra está associada com as práticas meditativas e costuma ser associada tipicamente com o hataioga e seus asanas (posturas), ou como uma forma de exercício. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é uma ferramenta para melhorar a saúde física e mental e contribui para a prevenção e o controle de doenças não-transmissíveis (DNTs).

A Creche Comunitária Alarico de Souza, localizada no Atalaia, recebeu o projeto. O corpo docente e as merendeiras da creche puderam aprender com a professora Janaína Souza, que é professora de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Educação e professora de Yoga, algumas práticas relacionadas à milenar doutrina indiana. Em um primeiro momento, Janaína explicou detalhes sobre o que os antigos filósofos indianos tinham como doutrina, voltado para o crescimento pessoal e formas de controlar tendências negativas da condição humana, como maus pensamentos. Para Janaína, poder desempenhar a prática na Educação Niterói é algo que agrega na multidisciplinaridade que a Rede procura.

“Essa atividade nasceu dentro de sala de aula. A partir da necessidade de buscar maios concentração, respeito e harmonia dentro do ambiente escolar. Para que as crianças pudessem ter maior qualidade de vida”, ressaltou.

A professora ainda explicou o conceito central de chakra, que são, segundo a religião hinduísta, centros de absorção, exteriorização e administração de energias no duplo etérico. São sete os chakras espalhados pelo corpo humano. Ao fim das explicações teóricas às quais o Yoga se fundamenta, a professora Janaína ensinou os “asanas”, que são as posturas da prática, sendo este o aspecto físico do Yoga, além da meditação. Ao todo, o YogaEduca costuma durar algo em torno de duas horas e meia.

A merendeira da Creche Comunitária Alarico de Souza, Rosane Santos, conta que a prática do Yoga tem sido positiva para os profissionais da unidade e para os alunos.

“Isso é tudo de bom para o nosso bem-estar e para o bem-estar das crianças, é bom para toda comunidade. Gosto muito! Adorei!”, declarou.

O projeto, que tem como maior objetivo cuidar da saúde e auxiliar na manutenção do equilíbrio interno, é orientado pela CESESS, através da Subsecretaria de Projetos Educacionais Transversais. Hoje, ele atende a todos os profissionais de educação. A técnica, aprovada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), é um meio de garantir aos profissionais e estudantes meios de alcançar o autocuidado e autoconhecimento, visto que cuidar do bem-estar traz impactos positivos para a construção de uma educação de qualidade e referência.