Alunos do curso “História de Niterói: 450 anos de Muitas Histórias” tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a história da cidade, na última terça-feira, dia 29. A aula, aberta ao público, aconteceu no salão do Museu da Justiça, na Praça da República, local onde funcionou o antigo Tribunal do Júri.

O tema foi “Arquivos de Família como Fontes para a história de Niterói”, e teve como convidada a professora Cláudia Mesquita, do Programa de Pós-Graduação em História da Universo. Foram exibidas fotos de álbuns pessoais com imagens de ruas, residências, monumentos, prédios públicos, além de cartas, documentos e jornais da época.

“Niterói é uma cidade extremamente afetiva e esses arquivos são importantes, na medida em que falam do cotidiano e da vida das pessoas. Temos um projeto e precisamos de um local para preservar esses documentos pois eles são registros da memória histórica da nossa cidade”, afirmou Cláudia.

O curso “História de Niterói: 450 anos de Muitas Histórias” é realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Fundação Municipal e Educação (FME), através da subsecretaria de Projetos Educacionais Transversais. A iniciativa conta com a parceria do Instituto Histórico Geográfico de Niterói (IHGN) e a Universidade Salgado de Oliveira.

Os encontros acontecem quinzenalmente e são promovidos pelo Centro de Memória da História e da Literatura Fluminense. Entre as atividades propostas estão palestras, rodas de conversas, além visitas técnicas a locais históricos e pontos turísticos do município. A coordenação é da historiadora Denise G. Porto.