Unidade do Buraco do Boi atualiza cadastro vacinal de 114 crianças

A Unidade Municipal de Educação Infantil Jacy Pacheco, localizada no Buraco do Boi, Zona Norte de Niterói, recebeu as ações do programa EducaSaúde. A parceria, que envolve tanto a Secretaria Municipal de Educação quanto a Secretaria Municipal de Saúde, está em sua primeira etapa, e tem como principal objetivo atualizar o cadastro vacinal dos estudantes.

Neste primeiro momento, os agentes de saúde vão até as escolas para realizar todo o processo, desde o cadastramento até a aplicação da vacina. Serão vacinados os estudantes que entregarem uma autorização previamente assinada pelos responsáveis.

Para o secretário de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação (FME), Bira Marques, os cuidados básicos com a saúde são parte fundamental do aprendizado e da formação das crianças, jovens e adultos.

“Manter os nossos estudantes saudáveis é prioridade. Por isso essa parceria é tão importante. Atualizar o esquema vacinal das crianças é fundamental para mantê-las protegidas, cuidadas e saudáveis”, destacou.

De acordo com o Subsecretário de Políticas Educacionais Transversais, Thiago Risso, o EducaSaúde nasceu a partir de dificuldades que foram identificadas nas unidades escolares no período de pós-pandemia.

“Uma quantidade significativa de crianças voltou ao ambiente escolar com sinais de desnutrição, sem um processo de vacinação adequado, com algumas dificuldades relacionadas à acuidade visual e sem cuidados em relação à antropometria”, pontuou.

A diretora geral da UMEI Jacy Pacheco, Maristella Figueiredo, destacou os desafios de sua unidade e a forma como o EducaSaúde vem garantindo a oferta de serviços públicos.

“O movimento feito pela Rede de acelerar a vacinação na escola tem tido um impacto positivo na conscientização da população, fora do ambiente escolar. Além deste processo de conscientização, a Educação consegue garantir que todas as crianças desta unidade fiquem com a vacinação em dia”, declarou.

Ao total, 114 crianças da unidade receberam a vacina contra a Covid-19, dentre outras doenças.

Saúde – O médico de família responsável por atender a região do Maruí Grande, onde se circunscreve a comunidade do Buraco do Boi, Marcos Caetano, destacou que a vacinação em ambiente escolar é de suma importância para o controle vacinal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

“Muitas crianças acabam ficando fora do raio de ação das Unidades Básicas de Saúde do município. Por essa razão, é de suma importância que as unidades escolares abram suas portas para as esquipes dos médicos de família, para que essas crianças que ficam mais afastadas da atenção básica possam ter a oportunidade de serem devidamente atendidas pela Saúde de Niterói”, contou.

Para os responsáveis pelas crianças da região, a oportunidade de vacinação na escola é um agente facilitador. Segundo Luísa Mendes, mãe da pequena Alice de 4 anos, o EducaSaúde foi excelente: “acho muito importante atualizar a carteira de vacinação das crianças. Fico preocupada com o ressurgimento de algumas doenças e não perco a oportunidade de cuidar da minha filha”, enfatizou.