Participar de uma Feira de Ciências e apresentar uma experiência feita em sala ou em laboratório tem mobilizado um número cada vez maior de escolas da Rede Municipal de Niterói. Mais do que despertar o interesse e a curiosidade, são estratégias que contribuem para o letramento científico da garotada. Uma dessas iniciativa é a “Crianças no Mundo das Ciências”, que está acontecendo na Escola Municipal Nossa Senhora da Penha, na Ponta da Areia.

Durante toda a semana, do dia 28 ao dia 1º de setembro, mais de 200 estudantes do 1º ao 5 ano se envolveram em atividades relacionadas ao mundo da ciência e do meio ambiente com a orientação dos professores da unidade. O projeto conta com a participação das 13 turmas em experimentos como: Funcionamento do Sistema Solar; Metamorfose da borboleta; Preservando e Reciclando; Boia ou afunda?; Componentes do meio-ambiente; Ilusão de ótica; Elementos essenciais à vida; Ciclo da água e Como funciona uma Estação de tratamento de água e esgoto.

De acordo com a diretora-adjunta, Mônica Santos, a iniciativa partiu dos estudantes, que se mobilizaram para escolher o tema e as atividades que fizeram parte da feira.

“A curiosidade deles sobre os mais variados assuntos fez com que as ideias fossem aparecendo. É gratificante ver as turmas passando pelas salas, trocando conhecimento, fazendo experiências e criando essa movimentação nos corredores da escola. Já estamos pensando na edição de 2024”, afirma Mônica.

Professora do 3º ano da unidade, Jaqueline Reis, destaca que a divulgação dos trabalhos realizados em sala criou uma expectativa na comunidade escolar.

“Nós colocamos fotos, vídeos no grupo de pais da escola e os alunos também comentam quando chegam em casa. Temos visto um interesse cada vez maior das famílias em torno das atividades que eles têm desenvolvido” diz Jaqueline

O estudante Gabriel, do segundo ano, se empolgou ao falar sobre a feira e disse o quanto está adorando participar, apesar de ser desafiador: “eu estou amando a Feira de Ciências. É um pouco asssustador, mas você vai se acostumando. Estou aprendendo sorbe o ar, água, os seres vivos e o sol”, contou.

Já a Sofia, da turma GR 3B, fez questão de contar que está aprendendo sobre a ilusão de ótica e fez uma apresentação com referência à bandeira do Brasil.

“Aprensentei sobre a ilusão de ótica na bandeira do Brasil, mas também gostei muito de ver as apresentações dos foguetes, dos animais e do meio ambiente. É importante cuidar de todos os animais, do meio ambiente e do planeta Terra”, pontuou.

Um dos destaques da Feira de Ciências da Escola Municipal Nossa Senhora da Penha foi a participação de alunos do curso de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense (UFF). Além de orientações sobre saúde e higiene, as crianças tiveram a oportunidade de manusear materiais e objetos que fazem parte de um laboratório de Ciências.