A Escola Municipal Sítio do Ipê, em Maria Paula, recebeu um ciclo de atividades com bicicletas, promovidas pela Secretaria e Fundação Municipal de Educação de Niterói e a Coordenadoria Niterói de Bicicleta. A ação foi realizada em parceria com o Instituto Aromeiazero, a Urban95 e o Estúdio+1. Durante o mês de agosto, onde celebramos o mês da primeira infância, estão sendo realizadas práticas de incentivo à mobilidade através da bicicleta.

O projeto inclui a instalação de paraciclos, uma infraestrutura de estacionamento seguro e adequado para as bicicletas, junto com uma ativação cultural do equipamento e atividades de incentivo ao uso de bicicleta para toda a comunidade escolar. As crianças contam ainda com auxílio de monitores para aprender a andar de bicicleta, e as que já sabem andar, recebem dicas de segurança e de como utilizá-la no dia a dia.

Para o secretário de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação (FME), Bira Marques, esse tipo de projeto pode modificar os hábitos da comunidade escolar como um todo.

“Não estamos falando só de bicicleta, estamos falando de mobilidade. Nós precisamos mudar a nossa compreensão de mobilidade, e a bicicleta vem nesta direção. Na escola é onde as coisas começam, muitas das vezes, e é onde se aprende, se cria novos conceitos. É um lugar importantíssimo da alfabetização, do ensino, mas também é um lugar para pensar a cidade e o nosso futuro, e para isso, iniciativas como essa são essenciais”, explicou.

Além das instalações, a escola também recebeu novas pinturas, com o objetivo de fomentar a cultura da bicicleta na unidade, em colaboração com a artista grafiteira Andrea. Foi produzido um painel de arte e um circuito de brincadeiras no piso, gerando uma experiência interativa e lúdica. O projeto ainda inclui o “Rodinha Zero”, que ensina as crianças a andar de bicicleta e doa bicicletas para a escola, para que as crianças possam usar nos recreios e em demais atividades escolares.

Segundo o coordenador do Niterói de Bicicleta, Felipe Simões, incentivar o uso da bicicleta, já desde a infância, é primordial para que possamos ter um futuro mais engajado com a mobilidade.

“Tivemos uma recepção maravilhosa do projeto na escola, e é um orgulho muito grande poder participar disso, dessa pauta que incentiva a bicicleta, na primeira infância, e, é claro, do reforço nas atividades curriculares da nossa rede municipal de Educação”, disse.

A diretora da Escola Municipal Sítio do Ipê, Dayse dos Santos, destacou que o projeto chamou atenção dos alunos e tambéms dos profissionais da unidade.

“Foi muita organização e dedicação para que o projeto acontecesse e a escola só tem a ganhar e a agradecer. Inclusive, os professores falaram das atividades e ficaram encantados com o projeto. Espero que muitas escolas sejam atendidas por essa parceria”, finalizou.