A Prefeitura de Niterói, através da Secretaria e Fundação Municipal de Educação, promoveu nesta semana um workshop de liderança servidora para diretores das escolas municipais, além de subsecretários, gestores e profissionais da sede da Educação Niterói. O curso, ministrado pelo escritor e palestrante Neder Izaac, é baseado no livro “O Monge e O Executivo”, do autor James C. Junter.

O encontro aconteceu no auditório do Hotel H Niterói, no Ingá, e recebeu cerca de 400 profissionais. O palestrante destacou aspectos importantes da liderança, como a credibilidade, a coragem, competência, honestidade, visão, inspiração e reconhecimento. Segundo ele, na Educação, o objetivo é fazer a diferença para a sociedade.

“Aplicamos este workshop em diversos espaços, em empresas e na administração pública. Em ambientes como uma Secretaria de Educação, o objetivo é fazer a diferença para a sociedade, para crianças e jovens. Tentamos doar uma metodologia para que as gestoras possam tomar decisões de maneira mais eficiente e levá-las a atingir melhores resultados. Dessa forma, esperamos contribuir para a melhoria da Educação no município de Niterói”, explicou Neder.

Para o secretário de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação (FME), Bira Marques, o encontro foi um investimento para toda a comunidade escolar.

“Eu tenho absoluta certeza de que o maior capital que nós podemos ter na Educação são as pessoas. Nesse sentido, investir na formação e no treinamento das nossas diretoras, que são lideranças, é investir na melhoria de toda a comunidade escolar, uma vez que a qualificação do trabalho e da forma como as decisões são tomadas irá beneficiar a todos que estão diretamente envolvidos com a Educação Niterói. Por essa razão, creio que o nosso objetivo foi alcançado e que saímos daqui melhores do que entramos. Foi um dia de aprendizado e isso terá um impacto positivo na relação com as crianças dentro das escolas”, destacou.

O workshop foi uma imersão, com momentos de escuta, diálogo, dinâmicas e muita troca. Segundo a Coordenadora de 3º e 4º Ciclos da Secretaria Municipal de Educação (SME), Camilla Souza, ele irá auxiliar no desenvolvimento do trabalho na sede.

“Foi um momento muito interessante, onde pudemos desenvolver mais as nossas habilidade para conseguir liderar melhor as nossas equipes e promover uma educação de qualidade, que é o que a gente acredita”, destacou.

Segundo a diretora adjunta Rosane Avila, da Escola Municipal Bolívia de Lima Gaetho (Rio do Ouro), a formação é muito positiva.

“É nisso que eu acredito, nas relações pessoais. Eu acho que ninguém avança sem que tenha o reconhecimento a todos os grupos da unidade escolar. Na nossa escola, nós pensamos muito nisso. Esse tipo de atividade é necessária para que a gente ouça os outros, se fortaleça enquanto liderança. Para que a gente consiga chegar nos melhores objetivos! Estou muito animada com o que vi, com o que ouvi, e tenho a consciência de que estou no caminho certo”, contou.

Já a diretora geral da Escola Municipal Jacinta Medela (Fonseca), Myrna Campos, destacou que estar entre as colegas de profissão é sempre uma alegria, e que todo o aprendizado adquirido no curso é válido.

“Estar com os meus pares é uma alegria, e tudo o que venha a acrescentar é bem-vindo. Todo aprendizado é válido! Eu aproveitei demais. Vou levar para a escola essas quesões da amorosidade, da parceria, do trabalho complementar, de que todos são importantes, e de que ser líder extrapola o estar em uma função de autoridade, é muito mais você estar em consonância, concordância e harmonia com seus pares”, finalizou.