O comprometimento com a alimentação consciente nas escolas municipais de Niterói foi destaque no programa Globo Comunidade, da TV Globo. A reportagem visitou a Escola Municipal Darcy Ribeiro, em Charitas, para entender melhor o cardápio dos estudantes e como ele caminha de forma integrada com o pedagógico em sala de aula. Além disso, a merendeira da Rede Luciana Rosas, e a nutricionista Cássia Lordêllo do Departamento de Alimentação Escolar (DAE) da Secretaria e Fundação Municipal de Educação de Niterói, fizeram uma participação especial direto do estúdio.

A matéria na unidade escolar destacou a importância de se criar os hábitos saudáveis ainda na infância. Perguntado pela repórter Luana Alves sobre o que mais gosta de comer, um dos alunos respondeu rapidamente: “uva, verduras e legumes. E eu também gosto de vitamina”. Uma alimentação que faz parte dos cardápios nutritivos oferecidos na rede municipal, com mais de 100 itens de gêneros alimentícios in natura e minimamente processados.

Em sala de aula, a professora Fernanda Barbosa Lourenço explicou que a alimentação vai além do prato servido nos refeitórios, ela faz parte do cotidiano escolar, através de contação de histórias, atividades práticas, produção de saladas de frutas, e muito mais.

“Nós trabalhamos muito com histórias e com a realidade das crianças. Estamos fazendo saladas de frutas e pretendemos levá-los no hortifruti, pra construir neles o hábito da alimentaçao saudável, que é difícil, mas a escola e o município de Niterói vêm fortalecendo essa alimentação saudável ao longo dos anos”, contou.

A mãe do estudante Gabriel Messias, a Daiane, fez questão de contar da sua satisfação com a alimentação do filho na escola: “A escola, além da educação, a alimentação também faz parte. A maior parte do tempo ele fica na escola, e sabendo que ele está com uma alimentação saudável, inclusiva, eu fico muito satisfeita”, finalizou, com a empolgação do filho Gabriel, de apenas 5 anos, que fez questão de demonstrar a sua força.

A merendeira da UMEI Darcy Ribeiro, Luciana Rosas, contou da importância de apresentar os alimentos diariamente.

“É importante para a saúde das crianças, elas precisam de vários nutrientes, então, o cardápio é pensado nisso, pra que elas tenham alimentação saudável. E a gente faz de tudo, tenta introduzir, insiste, pede pra eles provarem, inventa receitas… Sempre fazendo de maneiras diferentes para que elas se acostumem com aquele alimento”, pontuou.

Já no estúdio, com o apresentador Diego Haidar, a nutricionista da Rede Cássia Lordêllo, relembrou a importância de trazer os alimentos saudáveis para o dia a dia das crianças: “A formação do hábito da criança é através da insistência, da repetição, mostrar para a criança várias vezes aquele alimento, de diversas formas, em vários tipos de receita, pra ela poder formar o paladar”, explicou. Destacando que a alimentação escolar é super importante nesse processo, porque “é a vivência da criança diária com o alimento saudável”.

Ao final, a merendeira da Rede Luciana Rosas apresentou aos telespectadores uma receita de vitamina saudável (com leite, maçã, banana e aveia) e de uma feijoada especial: à base de legumes! Quer saber mais detalhes? Assista a matéria completa nos links abaixo:

-> https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/globo-comunidade-rj/video/pesquisa-nacional-de-saude-escolar-revelou-que-quase-8-dos-alunos-entre-13-e-17-anos-estao-obesos-11860754.ghtml

-> https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/globo-comunidade-rj/video/merendeira-de-escola-em-niteroi-ensina-a-fazer-vitamina-e-feijoada-saudaveis-11860757.ghtml