Objetivo é aprimorar capacidades gestoras das creches comunitárias

Nesta terça-feira (3), a Escola Municipal Julia Cortines, em Icaraí, sediou o curso de gestão oferecido pelo Programa Criança na Creche, através da Subsecretaria de Programas Educacionais Comunitários. Em pauta, a forma como as creches comunitárias do município de Niterói podem aprimorar as suas capacidades gestoras e administrativas, tendo como foco o acolhimento e a gestão de fluxos.

O curso é formado por seis módulos. Dentre estes, haverá módulos exclusivos para discutir questões relacionadas à legislação, gestão democrática, inclusão de crianças com deficiência nos espaços escolares, além de outros temas. O módulo apresentado na E. M. Julia Cortines foi sobre acolhimento.

Os trabalhos começaram com a subsecretária de Programas Educacionais Comunitários, Patrícia Gomes, reforçando a importância da promoção de cursos como esse para aprimorar a gestão nas creches comunitárias, além de intensificar a relação das profissionais com a Fundação Municipal de Educação.

Foto: Cheila Pacetti

“O objetivo do curso é prover às gestoras das creches comunitárias, que estão na ponta da oferta do serviço, tomando decisões tanto administrativas quanto pedagógicas, uma formação que contemple tanto aspectos de desenvolvimento pedagógico da escola quanto questões administrativas que estão na alçada dessa gestora. Dessa forma, ela pode atender melhor a comunidade escolar”, explicou Patrícia.

Leda da Silva, diretora da UMEI Rosalda Paim, foi convidada para palestrar no evento. Ela já acumula uma experiência de quase 30 anos de Rede Municipal de Educação, e agradeceu ao convite da FME. A professora salientou a importância de toda a comunidade escolar se sentir envolvida e acolhida pelo chão da escola.

Em sua apresentação, Leda destacou a importância do acolhimento como forma de qualificar a gestão e a imagem das creches comunitárias. Dentro da autonomia que cada creche comunitária tem para executar suas atividades pedagógicas, a palestrante reforçou a importância do acolhimento para a comunidade do entorno da escola.

“É necessário sermos mais tolerantes, evitarmos qualquer tipo de julgamento. Às vezes, além de orientação, talvez o que aquela mãe está procurando é orientação, amizade e algum tipo de acolhimento”, reforçou.

Leda ainda completou que, tão importante quanto o acolhimento da comunidade, é o acolhimento à criança.

“É chegada a hora de abandonarmos velhos hábitos, não forçarmos as crianças a fazerem o que deve ser feito. O momento da alimentação na Educação Infantil requer todo o cuidado e afeto. Muitos dos traumas de infância advêm dessa relação com a hora da alimentação”, salientou Leda.

Além das explanações teóricas, as gestoras das creches comunitárias presentes no evento foram convidadas a participar de uma dinâmica, na qual, em dupla, deveriam dizer à outra pessoa um momento marcante de sua vida em que não se sentiu acolhida dentro do ambiente escolar.

Surpreendentemente, algumas professoras não lembraram de experiências vividas em sua infância, e sim de sua própria vida docente, abrindo espaço para uma necessária autocrítica profissional.