Atletas comentaram publicação nas redes sociais em que os estudantes leem as mensagens de incentivo

A Copa do Mundo de Futebol Feminino, que está sendo realizada este ano na Austrália e na Nova Zelândia, anda mexendo com os corações da turma de 5º ano da Escola Municipal Nossa Senhora da Penha, localizada na Ponta D’Areia, região central de Niterói. Encorajadas pela professora Flávia Luz, as crianças escreveram diversas cartas de incentivo para que a nossa seleção feminina de futebol traga o caneco de Campeã Mundial. Adicionalmente, as crianças fizeram ilustrações alusivas à atuação do Brasil na competição, além de terem feito pesquisas sobre as jogadoras. A camisa 10 Marta Silva, por toda a sua trajetória no futebol, é quem mais chama a atenção de alunos e alunas.

Em vídeo publicado nas páginas oficiais da Prefeitura de Niterói e da Educação Niterói, as crianças leram as cartas em apoio às craques. Algumas atletas comentaram na publicação, em agradecimento aos alunos pelo incentivo, entre elas a Antônia Silva, Tamires Dias, Mônica Hickmann e Andressa Alves.

“Não tem preço esse carinho”, comentou a zagueira Mônica Hickmann.

Segundo a diretora-geral da unidade escolar, Liana Mello, a iniciativa da turma da professora Flávia “reflete o que é a linha pedagógica desenvolvida pela escola, como um todo”.

“A unidade preza pela valorização da mulher e pela eliminação de preconceitos que existem na sociedade, como o racismo e o machismo. Nós procuramos trabalhar isso em todas as turmas. Esperamos que esse nosso esforço possa ser mais um incentivo para a caminhada das atletas na competição”, disse Liana.

A professora Flávia Luz foi a grande idealizadora do projeto. A ideia surgiu da possibilidade de trabalhar o evento associado às pautas relacionadas ao empoderamento feminino.

“Quando começou a vir à tona a Copa do Mundo Feminina na grande mídia, começamos a trazer este assunto para dentro da sala de aula. Começamos a desconstruir falas preconceituosas da sociedade, como a que mulher não sabe jogar futebol”, explicou a professora.

A partir daí, as crianças começaram a ficar mais empolgadas com o esporte e decidiram escrever sobre essas novas experiências. Os alunos tiveram a ideia de escrever cartas para serem enviadas às jogadoras. Até mesmo as professoras começaram a ficar emocionadas com o que foi produzido por eles.

Uma das alunas que escreveram foi Rillary de Jesus, de 10 anos, que ficou inspirada ao ver as atletas representando o Brasil na competição mundial.

“Estou muito feliz porque vocês estão jogando na Austrália. Tomara que
vocês ganhem, porque batalharam muito. Acreditem em vocês e tragam esse título
para Brasil, porque vocês são capazes de tudo”, escreveu.

Para Melissa Souza, de 11 anos, o trabalho tem sido muito interessante. Ela, que prefere o futebol feminino ao masculino, espera com muita expectativa que o título venha para o Brasil.

“A partir desse trabalho, esperamos que muitas coisas legais possam acontecer”, declarou, citando que essa é a Copa mais importante.

A participação feminina em competições esportivas nem sempre foi uma realidade. Em sua carta, o pequeno Lucas Folgosy, de 11 anos, fez questão de destacar a luta das mulheres pela inclusão no esporte.

“Espero que vocês consigam, espero que vocês ganhem. A luta que vocês conseguiram vencer contra o preconceito de não poder jogar um dos esportes mais famosos do mundo é impressionante. Não deixem nada afetar vocês, pois são mulheres fortes e poderosas. Conto com vocês! Tragam o título para nós”, escreveu Lucas.

O esporte vem mexendo até mesmo com o aprendizado da turma. Alice Coutinho, de 11 anos, é diagnosticada com o Transtorno do Espectro Autista. Com a movimentação de sua turma em torno da Copa do Mundo, a menina começou a desenvolver melhor sua escrita e sua leitura. Toda a turma está impressionada com a sua evolução. “Estou torcendo muito por vocês na Copa do Mundo”, afirmou a menina em sua carta.