O Departamento de Alimentação Escolar da Fundação Municipal de Educação (FME) realizou mais um de seus treinamentos periódicos para as merendeiras da Rede, na Cozinha Experimental da instituição. Na última semana, o foco da capacitação foi um treinamento prático para o aproveitamento de receitas que visam, entre outras coisas, a preservação da saúde das próprias profissionais, utilizando receitas que reduzem a necessidade de esforços físicos, como carregar excesso de peso. A atividade é uma das ações do Programa de Reestruturação e Organização das Cozinhas Escolares (PROCozinha), que visa melhorar as condições de trabalho e reforçar, ainda mais, a qualidade da alimentação escolar.

De acordo com a nutricionista da FME, Marina Messas, o curso, desta vez, aconteceu de uma forma mais direta.

“O mais importante foi apresentar um curso que fosse mais simples, para que pudessem assistir um instrutor e poder aprender as atividades com maior rapidez”, explicou.

As formações oferecidas às merendeiras da Rede Municipal de Educação são um espaço de troca, onde não somente os instrutores ensinam alguma coisa para funcionários e funcionárias. O diálogo e a troca de experiências são parte fundamental no processo, adaptando-se à rotina de cada Unidade de Educação.

O responsável por ministrar o curso foi o Chef Rafael Pazollo, que apresentou novas receitas aos profissionais, aliando saúde e sabor. Segundo ele, através desse cardápio, tanto a qualidade do trabalho quanto aspectos relacionados à saúde das profissionais ganharão um salto de qualidade, utilizando técnicas simples.

“É possível, com soluções simples, temperar e agregar novos sabores aos alimentos que são utilizados nas unidades escolares, além de trabalhar melhor com alimentos congelados. Dessa forma, é possível poupar a energia das profissionais de cozinha”, ressaltou.

Ao final do compromisso, as merendeiras puderam experimentar um arroz integral e um macarrão de beterraba ao molho bechamel.

Cuidados físicos – A programação também incluiu um encontro no auditório Amaury Pereira Muniz, na Fundação Municipal de Educação. O evento recebeu palestra dos nutricionistas, com a mediação do professor de Educação Física e Psicomotricista da Rede Municipal, Ronaldo Rodrigues, que falou sobre a prevenção das doenças ocupacionais e a satisfação no ambiente de trabalho.

As merendeiras participaram também de uma sessão de ginástica laboral, seguida de uma roda de conversa, onde foram abordados os benefícios dos exercícios na melhoria da condição física, na postura no cotidiano, na prevenção de lesões e na redução do nível de estresse.

“O objetivo é melhorar a saúde do servidor e, para isso, é necessário ouvir as especificidades do trabalho dos merendeiros nas escolas. A partir daí, construímos um planejamento com orientação ergonômica adequada, a fim de evitar ou mitigar qualquer problema de saúde funcional”, ressaltou Ronaldo.