A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Subsecretaria de Desenvolvimento Educacional (SSDE), realizou o seminário interno “Uma Rede Inteira pela Alfabetização”, nos dias 13 e 14 de julho. O evento foi realizado no Complexo Naval da Ilha do Mocanguê, nas dependências da Marinha do Brasil, em parceria com o Comando da Força de Superfície.

A abertura do seminário foi realizada dentro do histórico Navio-Veleiro Cisne Branco, pelo secretário Municipal de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação, Bira Marques, que agradeceu ao Contra-Almirante Cantarin por ceder o espaço. Ele reforçou a centralidade da discussão pedagógica na Rede, sobretudo no que diz respeito à alfabetização.

“É necessário organizar, de maneira cada vez mais eficiente, o caminho que precisamos trilhar. Estamos focados em aprimorar e intensificar a alfabetização na nossa Rede, principalmente depois desse período pandêmico, que deixou marcas profundas no ensino brasileiro”, ressaltou o secretário e presidente.

Em seguida, a subsecretária de Desenvolvimento Educacional, Ana Schilke, discorreu sobre as metas e as melhorias do processo de ensino-aprendizagem no município de Niterói. Dentre estas, a prioridade fundamental é a alfabetização. Além desta, a conectividade, a Educação Especial, o programa Escola + Segura e a formação do corpo docente também foram elencados como metas a serem aprimoradas.

Além das metas, foram discutidos, ainda, os progressos que a Educação Niterói nos últimos meses. A Secretaria Municipal de Educação, nos últimos cinco meses, reviu a política de Educação Especial, a política de implantação de novas tecnologias e uma série de regulamentações. Ana Schilke destacou que “o profissional da Educação Niterói pode ter certeza de que o trabalho dele tem sentido e função social objetiva”.

O professor do Instituto de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense, Armando Arosa, fez sua intervenção, ressaltando a importância da práxis na execução das políticas públicas. Além da intervenção de Arosa, a equipe da SSDE reforçou que é necessário continuar investindo em uma construção pedagógica coletiva e calcada nos Referenciais Curriculares estabelecidos pela Educação Niterói.