A Secretaria e Fundação Municipal de Educação realizaram, nesta terça-feira (04), o quarto Fórum de Diretores. Desta vez, o encontro aconteceu na Sala Nelson Pereira dos Santos, no Reserva Cultural, e contou com dois turnos de apresentações. Os assuntos se concentraram em torno de reformas estruturais nas unidades escolares, manutenção, além de temas administrativos e pedagógicos.

O primeiro ato do Fórum foi uma apresentação musical de MPB, com os músicos Tomires e Jessé Magalhães. Logo em seguida, o Secretário de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação (FME), Bira Marques, iniciou o diálogo.

“Nestes primeiros meses, priorizamos solucionar as demandas mais urgentes, construindo uma relação de diálogo e confiança com os profissionais da Rede e os estudantes. E assim continuaremos! Juntos, em aliança pela alfabetização e com o privilégio só para as crianças, tenho certeza de que vamos muito longe”, destacou.

Posteriormente, a Diretora de Tecnologia da Informação da FME, Adriana Neves, explicou a nova formatação da Diretoria de TI, e ressaltou que o objetivo das mudanças é melhorar consistentemente a gestão de dados da sede e das unidades escolares.

Na apresentação da Subsecretária de Desenvolvimento Educacional, Ana Schilke, algumas metas foram definidas e compartilhadas com a comunidade escolar. Levando-se em consideração que o foco na alfabetização está sendo a prioridade desta gestão, a Educação do município terá como metas o desenvolvimento pedagógico, o desenvolvimento cultural e a busca ativa.

O turno da tarde foi aberto com uma apresentação da Subsecretária de Gestão Escolar, Djenane Freire. Ela sublinhou a necessidade de qualificar o mapa estatístico da SME e trouxe informações sobre o funcionamento das diretorias: de Indicadores, Dados e Programas Educacionais (DIDAPE) com a Carla Vasconcelos, a de Acompanhamento Escolar com o Samuel Barreto, e a de Matrículas e Programas Sociais com a Jéssica Fernandes.

Para finalizar, o Superintendente de Obras da FME, Ricardo Grieco, fez uma apresentação sobre os avanços de infraestrutura nas unidades escolares e respondeu a diversos questionamentos sobre as reformas estruturais que estão sendo executadas em toda a Rede, principalmente em relação às reformas no âmbito do PROCozinha, o Programa de Reestruturação e Organização das Cozinhas Escolares.