As crianças da UMEI Denise Mendes Cardia, da E. M. Julia Cortines e da E. M. Anísio Teixeira tiveram uma imersão cultural na Sala Nelson Pereira dos Santos, no dia 27. A companhia de teatro Sassaricando fez a montagem da peça “Viva a Natureza”, especialmente para os estudantes.

Segundo o secretário de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação, Bira Marques, a cultura é parte fundamental da formação das crianças e jovens.

“Os nossos estudantes precisam ocupar esses espaços e, muitas vezes, é através da escola que eles têm a oportunidade ir ao teatro pela primeira vez. É muito importante aprender em sala de aula, mas unir o aprendizado com a cultura, a música, os personagens, o lúdico, é ainda mais atrativo e prazeroso”, destacou.

A diretora geral da unidade, Marina Cople, ressaltou a importância desse tipo de atividade para os alunos, uma vez que muitos tiveram ali o primeiro contato com o teatro.

“Muitas das nossas crianças quase não têm acesso ao teatro. Curiosamente, a peça retrata o projeto de sustentabilidade que a nossa unidade escolar vem desenvolvendo”, acrescentou a diretora.

A peça aborda temáticas que estão em voga nesse momento. Além de tratar a preservação da natureza, o espetáculo também perpassa pela questão indígena, além de ressaltar a importância destes assuntos serem trabalhados em ambiente escolar, para que a preocupação com a preservação ambiental seja cada vez mais uma prioridade para as novas gerações.

Trabalhar com crianças das redes públicas de Educação não é algo importante somente para quem está diretamente ligado à comunidade escolar. Roberto Muniz, que é produtor da peça, afirmou que “o grupo está trabalhando em parceria com a Prefeitura de Niterói, e a ideia é que outras escolas municipais possam assistir ao espetáculo”, contou.