Foto: Cheila Pacetti

A Escola Municipal Bolívia Gaetho, localizada no Rio do Ouro, inaugurou sua nova sala de multimeios, intitulada de “Jardim Literário”. Um espaço acolhedor, de promoção à leitura, que tem como maior objetivo florescer a imaginação e o conhecimento dos alunos.

O evento de inauguração foi muito animado, teve contação de histórias, visita guiada na sala e um lanche especial. De acordo com o secretário de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação, Bira Marques, iniciativas como essa devem ser valorizadas e espalhadas por toda a Rede.

“É primordial que possamos incentivar o hábito da leitura. Ler abre muitas portas: para a imaginação, o aprendizado, o conhecimento, a cultura, entre muitos outros benefícios. Não tenho dúvidas de que, alinhar a leitura com a formação dos nossos jovens, é gerar no futuro adultos mais conscientes e preparados”, pontuou.

Segundo a Diretora-Adjunta, Rosane Ávila, a ideia da sala é permitir que os estudantes possam desenvolver e maximizar a imaginação, além de realizar um trabalho de reforço no letramento nos ciclos de Ensino Fundamental.

“O objetivo é tirar as crianças da frente das telas, dos celulares e computadores, e expor um mundo de fantasias. É dever da escola apresentar uma outra forma de vivência, muitos conteúdos que os alunos recebem através das tecnologias, não são positivos para a formação deles. Precisamos trazer a possibilidade de voltar a sonhar para a vida dessas crianças”, explicou.

A estudante Isabela Gonçalves, de 10 anos, adorou a ideia, e destacou que o mais gosta de fazer no Jardim Literário é ler.

“Além da leitura, fico admirando essa sala bonita, e é um encanto quando a janela se abre. Aqui eu também converso com as minhas amigas e me sinto mais alegre”, contou.