Foto: Cheila Pacetti

A Fundação e Secretaria Municipal de Educação realizaram a II Jornada Pedagógica do Programa Criança na Creche (PROCC), reunindo as 20 creches comunitárias conveniadas à Prefeitura de Niterói. Foram dois dias de evento, com abertura na Sala Nelson Pereira dos Santos, no Reserva Cultural, no dia 14 de junho. No dia seguinte, o encontro continuou com atividades na Creche Comunitária Dr. March, no Fonseca. O evento teve o objetivo de reforçar o diálogo com as instituições e ampliar a qualidade da aprendizagem, incentivando o corpo docente a estimular experiências com a arte e suas linguagens. O tema foi abordado através de debates e de diferentes oficinas.

As creches comunitárias atendem cerca de 2,3 mil crianças nas áreas mais populares do município. Para iniciar a II Jornada, os professores da Rede Débora Assumpção, Liliane Balonecker e Jessé Magalhães fizeram uma apresentação artística. Na sequência, o secretário de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação, Bira Marques, deu as boas-vindas aos profissionais presentes e relembrou a importância da Educação no desenvolvimento da sociedade. Bira ressaltou a importância social que as creches comunitárias desempenham, sobretudo para as crianças em vulnerabilidade social.

“Sou filho da escola pública, fui aluno da Escola Municipal Rachide da Glória e do Colégio Estadual Aurelino Leal, e acredito que a Educação é um pilar fundamental para a redução das desigualdades sociais, que, infelizmente, ainda são marca da sociedade brasileira. Ter uma educação pública funcionando a pleno vapor é o início de qualquer mudança definitiva no mundo”, declarou Bira.

Para a subsecretária de Programas Educacionais Comunitários, Patrícia Gomes, falar sobre a união da cultura com a educação é essencial.

“É por meio da arte, da cultura e das múltiplas linguagens estéticas que poderá ser possível uma formação crítica e cidadã dentro das creches comunitárias”, concluiu.

Ainda no primeiro dia, o evento recebeu a mesa “Educação Infantil e Arte: sentidos e práticas possíveis na primeira infância” com participação das professoras doutoras Heloísa Carreiro (FFP/UERJ) e Zóia Prestes (FE/UFF). Heloísa ressaltou a importância da arte como linguagem no período anterior à alfabetização, destacando o quanto é essencial a apresentação das artes visuais para que as crianças iniciem seu processo criativo. Zóia apresentou a perspectiva do psicólogo Lev Vygotsky sobre a importância de um ensino de Arte, em referência a sua obra “A Educação Estética”, de 1926.

A sala também recebeu a atividade cultural “Makulelê e Roda de Capoeira”, com a Creche Comunitária Minha Querência e com o Mestre Buzina, do Grupo Senzala. Além da mesa “Narrativas Docentes”, com equipes das creches comunitárias Minha Querência, Madre Marly Marceline, Jurujuba e Kairós.

Já no segundo dia de evento, na quinta-feira (15), uma série de atividades aconteceram na Creche Comunitária Dr. March, no Fonseca. Os profissionais participaram de oficinas de yoga, samba, música, dança, movimento corporal, brincadeiras de roda, fotografia, hortas escolares e poesia.Foto: Cheila Pacetti