Foi realizada nesta quarta-feira (31), no auditório Darcy Ribeiro da Secretaria Municipal de Educação, a terceira aula do curso “História de Niterói: 450 Anos de Muitas Histórias”. A programação compreende atividades como: palestras, visitas técnicas aos locais históricos e culturais da cidade, debates e encontros com intelectuais.

O destaque do terceiro encontro foi a palestra proferida pela professora do curso de Pós-graduação em História da Universidade Federal Fluminense (UFF), a professora Ismênia Martins. Doutora pela Universidade de São Paulo e Pós-doutora pela École des Hautes Études de Paris, ela abordou o tema “Niterói de Todas as Gentes”.

“Procurei mostrar a importância de Niterói na história do Brasil e a formação do povo niteroiense. Além das pessoas que aqui nasceram, tivemos a contribuição dos migrantes regionais e dos que escolheram a cidade para viver. Mesmo deixando de ser capital do estado, Niterói continua sendo um importante polo de desenvolvimento do país e nos orgulhamos das lindas paisagens naturais que temos”, afirmou a professora Ismênia.

De acordo com a coordenadora do curso, a professora e historiadora Denise G. Porto, o grande número de inscritos na edição deste ano demonstra o grande interesse pelo tema e o sucesso do projeto.

“A ementa do curso e todas as atividades foram propostas a fim de que os participantes tenham uma compreensão histórica e política de Niterói. O nosso compromisso é com a difusão do conhecimento e o resgate da nossa memória. Esses aspectos são fundamentais na construção de um sentimento de pertencimento e cidadania da população niteroiense”, declarou.

O curso é uma realização da Secretaria de Municipal de Educação e da Fundação Municipal de Educação de Niterói, através da Subsecretaria de Projetos Educacionais e Transversais, por meio do Centro Memória da História e da Literatura Fluminense. A iniciativa conta com a parceria do Instituto Histórico e Geográfico de Niterói (IHGN) e também da Universidade Salgado de Oliveira (Universo).

Também fizeram parte da mesa de abertura a presidente do Instituto Histórico Geográfico de Niterói (IHGN), Matilde Carone Conti, e a presidente da Academia Fluminense de Letras, professora Márcia Peçanha. As responsáveis pela coordenação do curso são a publicitária Celedir Caetano e a jornalista Namir Lagos.

O “Niterói: 450 anos de Muitas Histórias” é gratuito, e as aulas são realizadas às terças-feiras. O encerramento está previsto para o mês dezembro e os participantes terão direito a certificado. Podem se inscrever servidores, historiadores, pesquisadores, estudantes universitários e demais interessados. Mais informações através do e-mail: memorial@educacao.niteroi.rj.gov.br ou pelo telefone (21) 983590861.

Fotos: Cheila Pacetti