Escolha uma Página

Foi realizada nesta quarta-feira (31), no auditório Darcy Ribeiro da Secretaria Municipal de Educação, a terceira aula do curso “História de Niterói: 450 Anos de Muitas Histórias”. A programação compreende atividades como: palestras, visitas técnicas aos locais históricos e culturais da cidade, debates e encontros com intelectuais.

O destaque do terceiro encontro foi a palestra proferida pela professora do curso de Pós-graduação em História da Universidade Federal Fluminense (UFF), a professora Ismênia Martins. Doutora pela Universidade de São Paulo e Pós-doutora pela École des Hautes Études de Paris, ela abordou o tema “Niterói de Todas as Gentes”.

“Procurei mostrar a importância de Niterói na história do Brasil e a formação do povo niteroiense. Além das pessoas que aqui nasceram, tivemos a contribuição dos migrantes regionais e dos que escolheram a cidade para viver. Mesmo deixando de ser capital do estado, Niterói continua sendo um importante polo de desenvolvimento do país e nos orgulhamos das lindas paisagens naturais que temos”, afirmou a professora Ismênia.

De acordo com a coordenadora do curso, a professora e historiadora Denise G. Porto, o grande número de inscritos na edição deste ano demonstra o grande interesse pelo tema e o sucesso do projeto.

“A ementa do curso e todas as atividades foram propostas a fim de que os participantes tenham uma compreensão histórica e política de Niterói. O nosso compromisso é com a difusão do conhecimento e o resgate da nossa memória. Esses aspectos são fundamentais na construção de um sentimento de pertencimento e cidadania da população niteroiense”, declarou.

O curso é uma realização da Secretaria de Municipal de Educação e da Fundação Municipal de Educação de Niterói, através da Subsecretaria de Projetos Educacionais e Transversais, por meio do Centro Memória da História e da Literatura Fluminense. A iniciativa conta com a parceria do Instituto Histórico e Geográfico de Niterói (IHGN) e também da Universidade Salgado de Oliveira (Universo).

Também fizeram parte da mesa de abertura a presidente do Instituto Histórico Geográfico de Niterói (IHGN), Matilde Carone Conti, e a presidente da Academia Fluminense de Letras, professora Márcia Peçanha. As responsáveis pela coordenação do curso são a publicitária Celedir Caetano e a jornalista Namir Lagos.

O “Niterói: 450 anos de Muitas Histórias” é gratuito, e as aulas são realizadas às terças-feiras. O encerramento está previsto para o mês dezembro e os participantes terão direito a certificado. Podem se inscrever servidores, historiadores, pesquisadores, estudantes universitários e demais interessados. Mais informações através do e-mail: memorial@educacao.niteroi.rj.gov.br ou pelo telefone (21) 983590861.

Fotos: Cheila Pacetti

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support