Fotos: Cheila Pacetti

Foram iniciadas nesta sexta-feira (02), na Fundação Municipal de Educação (FME), as matrículas do Programa Escola Parceira. A primeira listagem dos convocados foi divulgada no Diário Oficial do dia 1º de junho, com 1.093 nomes. Na FME são realizados os encaminhamentos para a escola mais próxima do candidato, para que as crianças comecem a estudar já na segunda feira, dia 5. A próxima lista, com mais 500 crianças, será divulgada nos próximos dias, totalizando 1,6 mil vagas.

O programa atende crianças de creche e Educação Infantil que não conseguiram vaga nas unidades escolares da Rede. No processo, são beneficiadas as famílias com cadastro ativo no CadÚnico, que estão na lista de espera. A Joyce Santos foi uma das mães chamadas para realizar a matrícula do filho de 2 anos. Além do menino, ela tem mais uma filha, agora com 9 meses, e ressalta que o Escola Parceira vai “ajudar muito, porque de vez em quando eu tenho que fazer uns serviços e nunca consigo ninguém para ficar com os dois, agora é uma preocupação a menos. Fico muito contente”.

Algumas mães vieram acompanhadas de parentes para realizar a inscrição. Rosângela Pires veio acompanhar a sua filha, para ajudá-la com a matrícula e tomar conta da neta Letícia, de 3 anos. Ela é pensionista, e a filha está desempregada e conta que, por se dedicar a cuidar da criança, não consegue procurar emprego.

“Ligaram para a gente, falando que tínhamos que vir hoje para a matrícula. Nem conseguimos dormir de tanta ansiedade. Agora, vai ser ótimo, porque minha filha vai poder fazer cursos e ganhar um dinheiro, e a Letícia vai poder se desenvolver melhor na escola, com outras crianças da idade dela”, explicou a avó.

A listagem de convocação para o Escola Parceira está disponível no link: https://www.educacao.niteroi.rj.gov.br/wp-content/uploads/2023/06/Convocacao-dos-candidatos-para-matricula-no-Programa-Escola-Parceira.pdf
As matrículas estão sendo realizadas na sede da Fundação Municipal de Educação, que fica na Rua Visconde do Uruguai, 414, Centro de Niterói.