As crianças da UMEI Áurea Trindade Pimentel de Menezes, no bairro do Engenho do Mato, fizeram uma visita ao Quilombo do Grotão nos dias 25 e 27 de maio. O passeio fez parte do projeto instituinte “O Que Aprendemos com a Natureza?”, em que a unidade promove mais ações em torno do Parque Estadual da Serra da Tiririca, espaço onde a UMEI está localizada.

O objetivo da atividade foi trabalhar e conhecer o Quilombo do Grotão, espaço muito importante para a história da resistência negra em Niterói, que prioriza a proteção ambiental, histórica e cultural. A visitação ainda faz parte da programação anual da escola, que aproveita a oportunidade para comemorar o seu aniversário.

Para o secretário de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação (FME), Bira Marques, levar as crianças para viverem outras experiências e se conectarem com a natureza é parte fundamental do aprendizado.

“O ensino não se dá só em sala de aula. Obviamente, esta é uma parte fundamental, mas é necessário ter outras vivências. Poder conhecer de perto a história, sentir as texturas da natureza e entrar no mundo artístico enriquece o conhecimento das nossas crianças e cria memórias inesquecíveis”, explicou.

A professora Isolina Miranda destacou que a equipe da unidade está sempre atenta à diversidade étnico-racial, e que sempre aproveita para abordar essa temática em projetos e trabalhos, dentro e fora das salas de aula.

“Era perceptível que durante a atividade tudo para eles era encantamento: a rua, as oficinas… Tudo era motivo de alegria! Observar as coisas diferentes e a natureza foi uma experiência muito positiva”, pontuou.

A atividade foi realizada em dois dias. No dia 25, foram somente as crianças e a equipe escolar, para os estudantes conhecerem o lugar, brincarem e ouvirem histórias sobre o Quilombo. No dia 27 de maio – sábado letivo -, os pais e responsáveis foram convidados a participar das atividades, que envolviam cantigas, histórias, samba e feijoada.

A diretora Débora Rodrigues disse que as experiências foram enriquecedoras: “Essas atividades nos enriquecem em aprendizado e alegria, e acreditamos ser esse o papel de uma educação pública de qualidade”, finalizou.