Instalação dos aparelhos de ar condicionado foram iniciadas pelos refeitórios

A Fundação Municipal de Educação está renovando a climatização de todas as escolas da Rede. Até o fim do ano, quase mil aparelhos serão instalados. Os primeiros equipamentos já possuem destino certo: estão sendo instalados nos refeitórios, desde a última semana, para minimizar o calor provocado pelos fogões. A medida faz parte do PROCozinha – Programa de Reestruturação e Organização das Cozinhas Escolares -, que vai atuar na melhoria das condições de trabalho nesses espaços. Em seguida, a instalação será iniciada nas salas de aula.

Segundo a Superintendência do Departamento de Obras da FME, neste primeiro momento, 252 aparelhos foram adquiridos para serem instalados em 94 refeitórios de todas as unidades escolares municipais. A potência desses aparelhos varia entre 32.000 BTUs e 40.000 BTUs. Para a instalação desses equipamentos, a FME realizou estudos prévios, para que a potência dos aparelhos se adequasse ao volume dos espaços a serem climatizados.

“Tenho feito um acompanhamento sistemático nas escolas e visto o quanto a questão da climatização é sensível. De imediato, aceleramos todos os processos burocráticos para adquirir novos aparelhos. Priorizamos, neste primeiro momento, os refeitórios e as escolas que ainda não possuem climatização. Oferecer melhores condições de trabalho para os profissionais e garantir um bom ambiente para o aprendizado de nossas crianças é fundamental”, disse o secretário Municipal de Educação e presidente da FME, Bira Marques.

Dentre as unidades que já receberam ar-condicionado para a climatização de seus refeitórios, encontram-se a E. M. Rachide da Glória, a E. M. Helena Antipoff, a E. M. Levi Carneiro e a E. M. Vila Costa Monteiro. As próximas a receberem serão E. M. Heloneida Studart, E. M. Diógenes Ribeiro, E. M. Demenciano de Moura e E. M. Sebastiana Pinho. A previsão é que todos os refeitórios já estejam devidamente climatizados em três meses, levando-se em consideração a necessidade de aumento de carga elétrica de algumas unidades escolares, dependendo da concessionária de energia para realização do serviço.
“O ritmo de instalação segue bem acelerado, pois a FME está conseguindo instalar, ao menos, quatro ares-condicionados por dia. Ao mesmo tempo, temos intensificado a conversa com a concessionária de energia para garantir a instalação nas unidades que ainda não possuem carga suficiente”, ressaltou o superintendente de Obras, Ricardo Grieco.

Salas de aula – Após o estágio de climatização do PROCozinha, os outros 734 ares-condicionados restantes irão climatizar todas as salas de aula da Rede Municipal de Educação. Os aparelhos possuem potência de 18.000 BTUs. O prazo de instalação desses equipamentos é até dezembro de 2023, com as devidas reformas estruturais nas instalações elétricas.

Foto: Cheila Pacetti