Escolha uma Página

Os estudantes do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Alberto Francisco Torres, no Centro, visitaram, na última semana, as obras de restauração da Casa Norival de Freitas, também no Centro. No momento, o casarão passa por reparos que visam preservar os seus elementos originais e a sua memória. Após as intervenções, ele será reaberto ao público como um centro cultural, que também será sede do Programa Aprendiz Musical.

Acompanharam a visita 36 estudantes da unidade escolar, além de oito professores. Na visita guiada, eles tiveram uma expositiva sobre educação patrimonial, ressaltando a importância da Casa Norival de Freitas, que é a única edificação em estilo Art Nouveau no munícipio. A aula teve como principal tema a descrição arquitetônica do imóvel.

De acordo com a Coordenadora da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede de Educação Niterói, Greyce Kelly, permitir que os estudantes ocupem a cidade é praticar a cidadania, a inclusão e a democracia.

“Nossos estudantes da Educação de Jovens e adultos estão em um momento ímpar de conhecer os espaços da cidade. Em um contexto histórico-ambiental, isso proporciona o sentimento de pertencimento e de conhecimento cultural amplo. Niterói é nossa!”, destacou.

A casa história foi construída em 1921 – para moradia do advogado e político Norival de Freitas – e é um exemplar da arquitetura residencial do início do século XX. Na década de 70, o espaço foi adquirido pela Prefeitura de Niterói e tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac).

A conclusão definitiva das obras está prevista para dezembro de 2024.

Aula da EJA da E. M. Alberto Torres na Casa Norival de Freitas.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support