Os estudantes do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Alberto Francisco Torres, no Centro, visitaram, na última semana, as obras de restauração da Casa Norival de Freitas, também no Centro. No momento, o casarão passa por reparos que visam preservar os seus elementos originais e a sua memória. Após as intervenções, ele será reaberto ao público como um centro cultural, que também será sede do Programa Aprendiz Musical.

Acompanharam a visita 36 estudantes da unidade escolar, além de oito professores. Na visita guiada, eles tiveram uma expositiva sobre educação patrimonial, ressaltando a importância da Casa Norival de Freitas, que é a única edificação em estilo Art Nouveau no munícipio. A aula teve como principal tema a descrição arquitetônica do imóvel.

De acordo com a Coordenadora da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede de Educação Niterói, Greyce Kelly, permitir que os estudantes ocupem a cidade é praticar a cidadania, a inclusão e a democracia.

“Nossos estudantes da Educação de Jovens e adultos estão em um momento ímpar de conhecer os espaços da cidade. Em um contexto histórico-ambiental, isso proporciona o sentimento de pertencimento e de conhecimento cultural amplo. Niterói é nossa!”, destacou.

A casa história foi construída em 1921 – para moradia do advogado e político Norival de Freitas – e é um exemplar da arquitetura residencial do início do século XX. Na década de 70, o espaço foi adquirido pela Prefeitura de Niterói e tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac).

A conclusão definitiva das obras está prevista para dezembro de 2024.

Aula da EJA da E. M. Alberto Torres na Casa Norival de Freitas.