Escolha uma Página

Os pedagogos, diretores e coordenadores da Rede Municipal de Educação se reuniram, nesta terça-feira (23), para o 3º Fórum de Pedagogos do ano. O evento aconteceu na Escola Municipal Portugal Neves, em Piratininga, e foram colocados em pauta assuntos importantes, como a segurança nas escolas, avanços na infraestrutura, investimentos nas cozinhas escolares, educação especial, entre outros temas.

O local do encontro foi escolhido para que os profissionais pudessem ver de perto o projeto piloto “Escola + Segura”. A unidade escolar é a primeira a receber o programa, que conta com um monitoramento de segurança com câmeras, reforço da Ronda Escolar, iniciativas de prevenção e debates sobre a cultura da paz, um aplicativo com alarme de emergência, entre outros eixos. A apresentação do programa foi feita pela Secretaria e Fundação Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP).

De acordo com o secretário de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação (FME), Bira Marques, o programa será dividido por estratégias intramuros e extramuros, conforme combinado no encontro anterior.

“Precisamos conectar os debates, incentivar políticas de cuidado e prevenção. Isso é algo extremamente importante para prevenir a violência nas relações cotidianas das escolas. Mas, para além do trabalho pedagógico dos referenciais curriculares, precisamos pensar em estratégias e protocolos, com o uso da tecnologia, para oferecer segurança em possíveis emergências”, destacou.

O Secretário de Ordem Pública, Coronel Paulo Henrique de Moraes, destacou que o foco do projeto é melhorar as condições de segurança de toda a comunidade escolar.

“Nós não podíamos nos limitar a gerenciar uma crise, precisávamos aproveitar o momento para fazer um trabalho mais duradouro. Temos que analisar as escolas e ver o que é mais adequado a ser feito em cada realidade, porque são realidades diferentes, públicos diferentes – com diversas faixas etárias – e precisamos adequar isso para que, de fato, o programa funcione”, explicou.
Os profissionais presentes no evento puderam ainda visitar o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) para entender melhor como vai funcionar o aplicativo com um botão de alerta, que será disponibilizado aos gestores escolares. O profissional irá acessar o aplicativo e acionar o botão de “Pedir Ajuda”, em seguida, um alerta chega ao CISP, que fará o acionamento da Guarda Municipal, Polícia Civil, Polícia Militar ou Defesa Civil, de acordo com a situação.

No encontro, ainda foram apresentados os avanços feitos pela Secretaria e Fundação Municipal de Educação, como os reparos feitos nas escolas, a conclusão da entrega de materiais pedagógicos e outros pontos. Além disso, o secretário de Educação e presidente da FME apresentou o Programa de Reestruturação e Organização das cozinhas escolares: o PROCozinha, que será lançado no próximo mês.

Bira Marques destacou que o programa será fundamental para melhorar as condições de trabalho nas cozinhas e o atendimento aos estudantes.

“O objetivo do projeto é adquirir equipamentos funcionais, que facilitem e agilizem o dia a dia das cozinhas e do preparo dos alimentos. Vamos também estimular a alimentação saudável, com formações nutricionais e ações de incentivo, programas de cuidado com a segurança e saúde do servidor, entre outros. Isso tudo trará bons frutos para os profissionais das unidades escolares e para as nossas crianças, jovens e adultos”, destacou.

O evento também foi uma oportunidade para homenagear os profissionais pelo Dia do Pedagogo, celebrado no último dia 20. Eles ganharam uma planta suculenta, como forma de agradecimento pela dedicação e trabalho diário que realizam nas escolas.

Também estiveram presentes no encontro a subsecretária de Desenvolvimento Educacional, Ana Lúcia Schilke, a subsecretária de Gestão Escolar, Djenane Freire, o subsecretário de Projetos Educacionais Transversais, Thiago Risso, a diretora de Articulação Pedagógica, Silvana Malheiros e o coordenador da Coordenação de Educação em Direitos, Ronald Quintanilha.


Encontro de Pedagogos na parte da manhã.


Encontro de Pedagogos na parte da tarde.

Fotos: Cheila Pacetti

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support