Os pedagogos, diretores e coordenadores da Rede Municipal de Educação se reuniram, nesta terça-feira (23), para o 3º Fórum de Pedagogos do ano. O evento aconteceu na Escola Municipal Portugal Neves, em Piratininga, e foram colocados em pauta assuntos importantes, como a segurança nas escolas, avanços na infraestrutura, investimentos nas cozinhas escolares, educação especial, entre outros temas.

O local do encontro foi escolhido para que os profissionais pudessem ver de perto o projeto piloto “Escola + Segura”. A unidade escolar é a primeira a receber o programa, que conta com um monitoramento de segurança com câmeras, reforço da Ronda Escolar, iniciativas de prevenção e debates sobre a cultura da paz, um aplicativo com alarme de emergência, entre outros eixos. A apresentação do programa foi feita pela Secretaria e Fundação Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP).

De acordo com o secretário de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação (FME), Bira Marques, o programa será dividido por estratégias intramuros e extramuros, conforme combinado no encontro anterior.

“Precisamos conectar os debates, incentivar políticas de cuidado e prevenção. Isso é algo extremamente importante para prevenir a violência nas relações cotidianas das escolas. Mas, para além do trabalho pedagógico dos referenciais curriculares, precisamos pensar em estratégias e protocolos, com o uso da tecnologia, para oferecer segurança em possíveis emergências”, destacou.

O Secretário de Ordem Pública, Coronel Paulo Henrique de Moraes, destacou que o foco do projeto é melhorar as condições de segurança de toda a comunidade escolar.

“Nós não podíamos nos limitar a gerenciar uma crise, precisávamos aproveitar o momento para fazer um trabalho mais duradouro. Temos que analisar as escolas e ver o que é mais adequado a ser feito em cada realidade, porque são realidades diferentes, públicos diferentes – com diversas faixas etárias – e precisamos adequar isso para que, de fato, o programa funcione”, explicou.
Os profissionais presentes no evento puderam ainda visitar o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) para entender melhor como vai funcionar o aplicativo com um botão de alerta, que será disponibilizado aos gestores escolares. O profissional irá acessar o aplicativo e acionar o botão de “Pedir Ajuda”, em seguida, um alerta chega ao CISP, que fará o acionamento da Guarda Municipal, Polícia Civil, Polícia Militar ou Defesa Civil, de acordo com a situação.

No encontro, ainda foram apresentados os avanços feitos pela Secretaria e Fundação Municipal de Educação, como os reparos feitos nas escolas, a conclusão da entrega de materiais pedagógicos e outros pontos. Além disso, o secretário de Educação e presidente da FME apresentou o Programa de Reestruturação e Organização das cozinhas escolares: o PROCozinha, que será lançado no próximo mês.

Bira Marques destacou que o programa será fundamental para melhorar as condições de trabalho nas cozinhas e o atendimento aos estudantes.

“O objetivo do projeto é adquirir equipamentos funcionais, que facilitem e agilizem o dia a dia das cozinhas e do preparo dos alimentos. Vamos também estimular a alimentação saudável, com formações nutricionais e ações de incentivo, programas de cuidado com a segurança e saúde do servidor, entre outros. Isso tudo trará bons frutos para os profissionais das unidades escolares e para as nossas crianças, jovens e adultos”, destacou.

O evento também foi uma oportunidade para homenagear os profissionais pelo Dia do Pedagogo, celebrado no último dia 20. Eles ganharam uma planta suculenta, como forma de agradecimento pela dedicação e trabalho diário que realizam nas escolas.

Também estiveram presentes no encontro a subsecretária de Desenvolvimento Educacional, Ana Lúcia Schilke, a subsecretária de Gestão Escolar, Djenane Freire, o subsecretário de Projetos Educacionais Transversais, Thiago Risso, a diretora de Articulação Pedagógica, Silvana Malheiros e o coordenador da Coordenação de Educação em Direitos, Ronald Quintanilha.


Encontro de Pedagogos na parte da manhã.


Encontro de Pedagogos na parte da tarde.

Fotos: Cheila Pacetti