Nesta quinta-feira (27), a Educação Niterói esteve reunida no Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (ICHF) da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Campus Gragoatá, para a realização do 3° Fórum de Diretores. O evento reuniu os gestores das 94 Unidades de Educação. O foco desta edição do fórum foram os mais recentes desafios encarados pela Educação, como a desinformação e a violências nas escolas, além dos desafios pedagógicos, a alfabetização e o ensino-aprendizagem.

Após o café da manhã, os trabalhos foram iniciados com um discurso de secretário de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação, Bira Marques. Após a apresentação dos subsecretários e de importantes nomes da estrutura organizacional da Educação Niterói, Bira salientou que a SME está se movimentando para aproximar diretores, professores e pedagogos.

“Através do diálogo e da construção coletiva, avançamos muito no debate pedagógico, alinhando nossas práticas. Temos um senso crítico e de responsabilidade muito fortes, mas não podemos deixar de sonhar e planejar o futuro da nossa educação”, declarou.

Outros temas importantes foram abordados: o aumento do efetivo de professores de apoio, importantes investimentos em climatização, conectividade, entrega de fogões para as unidades escolares, além da entrega de kits escolares e uniformes. Uma outra questão também foi ponto central de debates: a violência nas escolas. O secretário e presidente aproveitou a oportunidade para explicar sobre o “Escola + Segura”, projeto piloto implantado nesta semana na Escola Municipal Portugal Neves. O programa foi construído por meio de cinco eixos fundamentais: protocolos, intervenções físicas, tecnologia, policiamento e prevenção.

Em termos estruturais, Bira Marques apresentou importantes intervenções que a FME está executando para garantir o aumento do número de vagas nas unidades escolares do município. Dentre elas, estão a reforma da E. M. Paulo Freire e as obras da UMEI de Jurujuba, que já tiveram ordem de início, além da construção da E. M. Fagundes Varella, no Engenho do Mato, que segue a todo vapor.

Logo em seguida, a subsecretária de Desenvolvimento Educacional, Ana Schilke, dialogou com as diretoras sobre o novo alinhamento pedagógico que vem sendo debatido coletivamente dentro da SME. Em linhas gerais, o robusto projeto, com várias estratégias sistemáticas, prevê ações de combate à evasão escolar, no turno e contraturno, com aulas de reforço e atividades culturais/esportivas, visando recuperar as defasagens em decorrência da Covid-19. Para evitar que haja maior repercussão em casos de desinformação, assim como coibir casos efetivos de violência, Ana Schilke destacou que a Educação Niterói irá focar em ações de promoção de valores coletivos e prevenção de violência nas unidades escolares.

Palestra aborda desinformação e violência nas escolas – A professora Flávia Rios, diretora do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da UFF, fez uma palestra sobre o problema da crescente sensação de insegurança que ronda as escolas brasileiras após ataques recentes ocorridos diversos estados. De maneira geral, a professora enfatizou a relação que existe entre esses ataques, derivados de uma cultura individualista, que vem se tornando hegemônica na grande mídia e nas redes sociais.

“Nas décadas de 80 e 90, quando víamos ataques sendo perpetrados contra escolas americanas, olhávamos aquele fenômeno chocados. Temos que ter em mente que o ataque à escola não é apenas um ataque ao espaço físico do aprendizado, mas também um ataque à instituição, àquilo que a escola representa para o cidadão”, disse a palestrante. Ela também problematizou a aproximação excessiva dos órgãos de segurança pública das unidades escolares. Ela afirmou que “a psicologia como aliada da educação é uma alternativa melhor do que a militarização do ambiente escolar”.

Dinâmica de grupo – No turno da tarde, os diretores fizeram uma dinâmica em torno de estudos de caso pedagógicos. Os profissionais foram separados em grupos e relataram a maneira como iriam lidar com cada caso em seu ambiente de trabalho, compartilhando essas experiências coletivamente e sugerindo propostas de acompanhamento pedagógico.