Pedagogos e diretores da Rede de Educação de Niterói se reuniram, nesta quarta-feira (19), para o 2° Fórum de Pedagogos do ano, no auditório da Cidade da Ordem Pública, no Barreto. No encontro, os assuntos debatidos na primeira reunião com os profissionais foram aprofundados, e os principais desafios e demandas das unidades escolares estiveram em pauta.

O secretário de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação (FME), Bira Marques, aproveitou a oportunidade para tratar de um assunto que tem preocupado a comunidade escolar: a violência nas escolas. Ele ressaltou a importância de combatermos a disseminação de informações falsas e a incitação ao pânico.

“O debate sobre segurança não é algo recente, é algo que já estamos fazendo, e que se apresenta agora como um novo desafio. Estamos vivendo o tempo da desinformação, das fake news, dos boatos nas redes sociais, e isto é algo que precisamos falar com os nossos jovens”, declarou.

O secretário também destacou a importância do debate sobre a Educação, e que é preciso construir em conjunto com a Rede Municipal de Niterói, pensando na realidade das escolas e das crianças.

“Não podemos deixar que as crianças tenham dificuldades de aprendizagem. Se detectarmos isso, é preciso agir. Vamos caminhar sempre em direção a uma educação de qualidade, que possa ser referência no nosso país”, finalizou.

O encontro foi dividido em duas etapas: na parte da manhã, o debate foi com os profissionais do Ensino Fundamental, e na parte da tarde com os da Educação Infantil. Em ambos os turnos, a subsecretária de Desenvolvimento Educacional, Ana Lúcia Schilke, propôs uma roda de debate com os profissionais, que foram divididos em grupos por polos de atuação. Eles puderam dialogar, relatar os principais desafios enfrentados nas escolas e apresentar ideias.

A diretora de Articulação Pedagógica, Silvana Malheiros, destacou que na reunião anterior os pedagogos voltaram para suas unidades para fazer as análises necessárias, e desta vez a dinâmica foi diferente.

“No último encontro, os pedagogos voltaram para suas unidades com a tarefa de articular ideias e projetos durante as reuniões pedagógicas, e, desta vez, eles estão discutindo aqui as suas propostas, para que possamos criar juntos um projeto de Rede para todos, priorizando a participação das unidades”, disse.

Também estiveram presentes no 2º Encontro de Pedagogos as diretoras de 1° e 2° ciclos, Andréa Rangel, e de 3° e 4° ciclos, Camila Alô, e a subsecretária de Gestão Escolar, Djenane Freire.