Uma boa notícia começa a se tornar realidade para os alunos, professores e servidores da Escola Municipal Paulo Freire, localizada no Fonseca. Em visita à unidade, nesta sexta-feira (31), o prefeito de Niterói, Axel Grael, e o secretário de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação, Bira Marques, assinaram a ordem de início das obras de reforma e ampliação da escola. A unidade conta com três edificações e duas quadras poliesportivas, e receberá intervenções segundo as normas técnicas brasileiras e a legislação municipal.
Também serão realizados serviços na infraestrutura, drenagem no entorno das edificações e revisão do sistema de esgoto. Nas instalações complementares será feita a ampliação de todo o sistema elétrico, a fim de permitir a instalação de ar-condicionado, ventiladores, computadores, instalação de som, sirene, pontos de luz, inclusive projetores das quadras e postes externos. O valor da obra está orçado em cerca de R$ 2,5 milhões.
Haverá revisão nos sistemas de lógica e telefonia, conserto do elevador existente e a instalação de um novo elevador no prédio administrativo. As duas quadras esportivas também serão reformadas e ganharão estrutura metálica, cobertura, além de alambrados em todo o entorno. A unidade também vai ganhar um auditório com capacidade para 150 pessoas.
O prefeito Axel Grael falou sobre a relevância das obras na escola.
“Estamos assinando aqui a ordem de início das obras, que irão melhorar as salas de aula e os espaços em que as crianças brincam. Essa escola já é uma escola conhecida em Niterói pela qualidade do ensino, eu tenho certeza de que com a obra que nós vamos fazer, para melhoria das condições gerais, ela vai ser ainda mais importante”, disse o prefeito.
O ex-prefeito de Niterói e atual secretário executivo, Rodrigo Neves, destacou o processo de expansão da rede municipal de educação iniciado em 2013.
“Nos últimos anos, construímos um número recorde de escolas, foram 25 unidades, e eu tenho certeza de que o prefeito Axel está dando continuidade e avançando ainda mais, já que não há outro caminho para reduzir as desigualdades sociais, que não seja um investimento prioritário na educação”, afirmou Rodrigo Neves.
O secretário de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação, Bira Marques, ressaltou o compromisso de garantir o acesso e a permanência.
“Essa escola tem aproximadamente 20 anos. Era uma escola privada, que depois foi municipalizada. É um compromisso nosso cuidar ainda melhor da Paulo Freire, uma escola de referência para nossa Zona Norte, e das demais unidades que integram a rede municipal de Niterói”, disse Marques.
A ex-merendeira da escola, Montserrat Bezerra, de 54 anos, atual diretora adjunta da Escola Municipal Jacinta Medela, falou com emoção sobre a notícia de que o local passaria por obras de melhoria.
“Tenho muito carinho pela Paulo Freire, e tenho certeza de que a comunidade vai ganhar uma escola muito bonita com as obras que serão feitas. As crianças poderão aproveitar esse espaço da melhor maneira possível, o que acontecia quando aqui cheguei!”, conta.
A assinatura da ordem de início das obras na Escola Municipal Paulo Freire faz parte de um conjunto de ações anunciadas pelo prefeito Axel Grael durante a última edição da Prefeitura Móvel, realizada de 27 a 31 de março, no Horto do Fonseca. O programa tem o objetivo de aproximar a gestão municipal da população, buscando ouvir as demandas e realizar intervenções específicas em todas as regiões do município.