Merendeiras da Rede de Educação participaram de um Curso de Formação na sede da Fundação Municipal de Educação (FME), nesta terça-feira (28). Foram 16 merendeiras presentes na formação, que irá até o dia 30. A iniciativa foi do Departamento de Alimentação Escolar, em parceria com o grupo Alimentação Consciente Brasil e com a nutricionista Marina Messas. As aulas são voltadas para a alimentação saudável e sua expansão nas unidades escolares.
O treinamento prático ocorre todos os anos com as merendeiras nas escolas, e dessa vez foi feito na cozinha experimental da FME, com a presença de uma chef de cozinha para exemplificar o que foi ensinado. Segundo Marina, acompanhar a forma do preparo é essencial: “ver de perto, ouvir as dicas de como melhorar a qualidade, a aparência e a textura, é mais produtivo”, pontuou.
A FME faz regularmente treinamentos teóricos, que são realizados na própria Sede, e acompanhamento nas escolas, com orientações para melhorar a qualidade da alimentação das crianças. A questão da introdução alimentar é um dos problemas mais comuns, especialmente nas UMEIS, e foi um dos temas abordados no evento. De acordo com Silvana Penha, Merendeira da UMEI Rosalda Paim, o curso agregou muito.
“Do jeito que nós fazemos os legumes, poucas crianças gostam, a alimentação só com legumes não é muito aceita, mas eu pude perceber que a gente consegue sim tornar a comida mais saborosa”,
O curso também foi muito elogiado, pelas dicas e pelas receitas que foram apresentadas.
“Eu acho que todas as merendeiras deveriam fazer esse curso, porque é muito importante para as crianças”, completou Silvana.