Gestores das 94 unidades que integram a Rede Municipal de Niterói participaram, nesta sexta-feira (17), do II Fórum de Diretores de 2023, realizado na Sala Nelson Pereira dos Santos, no Reserva Cultural. O evento teve por objetivo apresentar as principais ações que estão sendo desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e pela Fundação Municipal de Educação (FME) para atender às demandas pedagógicas e de infraestrutura das escolas durante o ano de 2023.
O secretário Municipal de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação de Niterói, Bira Marques, destacou que o diálogo será constante com as direções das unidades.
“Estamos cada vez mais conectados com as escolas, numa perspectiva de mudar para melhor a qualidade da educação da rede pública de Niterói. Ouvi atentamente todas as questões colocadas pelas diretoras. Temos feito visitas, acompanhamentos das escolas e também tomamos algumas medidas para dar maior agilidade aos processos internos de tomada de decisão” afirmou Bira.
Entre as medidas anunciadas pelo secretário e presidente da FME, estão a entrega dos uniformes e kits escolares na primeira semana de abril, a realização de concurso público no segundo semestre, a continuidade dos serviços de reforma, manutenção e climatização de todas as unidades. Ele confirmou, ainda, investimentos na conectividade nas unidades e a ampliação do número de vagas e garantia de alimentação no programa Escola Parceira.
Quanto ao processo de expansão e qualificação da rede, estão sendo realizadas diversas intervenções, que incluem: serviços de manutenção da rede elétrica e hidráulica, pintura das áreas internas e externas das unidades e a entrega de seis novas quadras poliesportivas. Com o objetivo de criar novas vagas, está sendo construída a Escola Municipal Fagundes Varella, localizada no bairro do Engenho do Mato, na Região Oceânica, e serão dadas, em breve, as ordens de início para a construção de novas unidades.
O encontro também contou com uma palestra da professora Daniela Patti, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora em Educação e pós-graduada em Administração Pública, ela abordou o tema “Gestão Democrática, Qualidade da Educação e o Papel do Diretor na Escola”. Entre os diversos aspectos assinalados, ela destacou a importância do diretor escolar na garantia do direito da gestão democrática, compreendendo o processo de eleição, a colegialidade e a participação da comunidade escolar nos processos decisórios.
O Fórum de Diretores contou com a presença da subsecretária Executiva da SME, Amanda Oliveira; a Chefe de Gabinete da FME, Verônica Proença; da subsecretária de Desenvolvimento Educacional, Ana Schilke; da subsecretária de Planejamento e Gestão Escolar, Djenane Freire; vice-presidente de Programas Educacionais Comunitários, Patrícia Gomes; do vice-presidente de Planejamento e Orçamento, Marlos Costa; do vice-presidente de Finanças, Rafael Ortiz; da Chefe de Comunicação, Pamellla Souza, e do subsecretário de Políticas Educacionais Transversais, Thiago Risso.