Na segunda-feira, dia 12, alunos da rede municipal receberam medalhas e certificados pelos bons resultados na Olimpíada de Matemática do Estado do Rio de Janeiro (OMERJ), Concurso Canguru de Matemática Brasil e Olimpíada Brasileira de Matemática Libras (OBMLibras). Estiveram presentes na cerimônia o secretário de educação, Lincoln de Araújo Santos, os Subsecretários de Planejamento e Gestão, Márcio Anciães, de Desenvolvimento Educacional, Djenane Freire, de Projetos Educacionais e Transversais Thiago Risso, Coordenadores e Professores da rede, além de alunos e os pais responsáveis. A cerimônia aconteceu no auditório Darcy Ribeiro, localizado na Casa Amarela.

O evento começou com a apresentação de um trabalho do Movimento STEAM da Diretoria de 3º e 4º ciclos (Projeto MOFO – Movimento Fotográfico), realizado pelos estudantes do 9° ano do E.M. Rachide da Glória Salim Saker, no formato de uma fotonovela. O trabalho ficou sob a orientação da professora de espanhol do Rachide, Flávia Paixão, e dos coordenadores de Arte e Língua Espanhola da Secretaria de Educação de Niterói, Eires Silveira e Ana Carolina Pinto. A fotonovela María Isabel foi

uma criação dos estudantes, inspirados pelas novelas mexicanas, que proporcionou uma imersão no aprendizado da Língua Espanhola, por meio da leitura, escrita e ressignificação dos textos, “de modo a ampliar as experiências de leitura e interpretação”, como é dito no próprio panfleto de divulgação.

Após a apresentação do Projeto MOFO, deu-se início à entrega dos prêmios aos alunos nas competições de matemática OBMLibras 2022, Canguru de Matemática 2022 e OMERJ 2021 e 2022. Ao todo, 14 alunos de oito escolas da Rede Municipal foram premiados no auditório, com medalhas de ouro, bronze e honra ao mérito.

O critério de premiação da Olímpiada Canguru de Matemática Brasil é baseado em porcentagens de cada nível, que são quatro: 3° e 4° anos; 5° e 6° anos; 7° e 8° anos; e 9° ano. Os 1% dos alunos com nota mais alta recebe medalha de ouro, os 2% recebem medalha de prata, os 3% recebem bronze e os 4% recebem medalha de honra ao mérito. Na OMERJ e OBMLibras os alunos com maiores pontuações recebem medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa. Nesse dia, ao todo, foram distribuídas quatro medalhas de ouro, seis de bronze e oito de honra ao mérito.