O estudante Bruno Ferreira, do E.M. Levi Carneiro, foi premiado com três medalhas na OMERJ: ouro na categoria Escolas Públicas (2021), bronze na Classificação Geral (2021) e honra ao mérito na classificação Escolas Públicas (2022). A mãe, Ana Celia Ferreira, ficou muito feliz com os resultados do filho, porque “Ele estudou muito, estudou de manhã na escola e durante a tarde, fazendo aula de reforço”, e que essas competições “Mostram que todos os alunos podem participar.”, já que Bruno é um aluno enquadrado no espectro autista e com hiperatividade e déficit de atenção. Bruno está no 8° ano escolar e gosta muito de estudar, especialmente matemática, usando o Blender, um aplicativo que utiliza conceitos matemáticos para criar qualquer objeto desejado.

Outra criança talentosa premiada na segunda-feira foi o José Luiz Velasco, do 6° ano do E.M. Anísio Teixeira. José ganhou a medalha de ouro na competição Canguru de Matemática e ele já esperava por essa medalha. “A primeira e a segunda vez em que participei fui prata, em 2019 e 2020, então meu objetivo era o ouro.” O pai de José, Luiz Heleno Velasco, reforçou que essa premiação é importante para reconhecer o trabalho dos profissionais e também das crianças, que estão se destacando na matemática, e que fica muito feliz com o prêmio do filho.

José Luiz estuda na rede municipal desde a infância, começando na UMEI Prof. Hilka de Araújo Peçanha, onde as professoras perceberam que ele poderia ter altas habilidades, e depois recebeu o laudo de criança superdotada. Luiz Heleno fala ainda que a E.M. Anísio Teixeira, é uma escola que “Sempre devolveu para ele tudo que ele pediu” e que “escola pública nunca foi segunda opção, sempre foi a primeira opção”.

A Coordenadora de Matemática da Secretaria de Educação de Niterói, Vanessa Nunes, fala com orgulho do resultado das competições e dos talentos que foram revelados esse ano. “O sentimento é de agradecimento aos professores pelo trabalho deles, de orgulho dos nossos alunos, de saber que eles têm potencial para muito mais, e o potencial deles é reconhecido por meio dessas competições. O sentimento é esse: orgulho.”