A Secretaria Municipal de Educação de Niterói (SME) e a Fundação Municipal de Educação (FME) realizaram, na última quinta-feira, 8, no Clube Central, em Icaraí, o segundo Fórum de Diretores de 2022. O objetivo do Fórum foi fazer um balanço do trabalho desenvolvido ao longo de 2022 e contribuir para o planejamento das Unidades de Educação para o próximo ano. Durante o encontro foram debatidos diversos assuntos e apresentados o calendário letivo para 2023 e os novos Referenciais Curriculares da Rede Municipal de Educação de Niterói. Estiveram presentes o Secretário de Educação, Lincoln Araújo, o presidente da FME, Felipe Bellot, Secretário Executivo de Governo, Bira Marques, Subsecretária executiva, Amanda Pinheiro, e os subsecretários de Projetos Educacionais e Transversais, Thiago Risso, de Planejamento e Gestão, Márcio Anciães, de Desenvolvimento Educacional, Djenane Freire, e do Programa Criança na Creche, Patrícia Gomes, além dos Diretores gerais e adjuntos das 94 Unidades de Educação da Rede Municipal.

O Secretário Lincoln Araújo abriu o Fórum lembrando o desafio que foi a retomada das aulas 100% presenciais em todas as Unidades de Educação após o ápice da pandemia de Covid 19. Segundo o Secretário “se hoje Niterói pode ter orgulho da educação que pratica é, sem dúvida nenhuma, em função do belíssimo trabalho realizado no chão da escola por cada um dos diretores. Esperamos que 2023 seja um ano de colheita, das muitas sementes plantadas nesse ano”, ressaltou.

O Secretário Executivo de Governo Bira Marques, que estava representando o Prefeito Axel Grael, afirmou que o Fórum é um espaço de reflexão para os próximos passos com o objetivo de melhorar cada vez mais a qualidade do ensino em Niterói.

O Presidente da FME, Felipe Bellot, respondeu as principais expectativas das Diretoras e Diretores, que são as demandas de climatização, verba escolar, internet, ônibus escolar e concurso, afirmando que todas essas questões já estão em andamento para solução.

Durante a entrega dos Referenciais Curriculares as subsecretárias Djenane Freire e Patrícia Gomes que junto com toda a equipe responsável pela coordenação da elaboração dos documentos, relembraram de todos os desafios para chegar a esse momento, em que o município de Niterói se destaca na construção de seus Referenciais Curriculares próprios.

Para a Diretora Eliane Costa da E. M. Adelino Magalhães o Fórum foi muito produtivo e atendeu as expectativas, principalmente com a entrega do Referencial Curricular.

As Diretoras Maria Angélica Borges e Mariza de Oliveira Marques da E.M.Ernani Moreira Franco afirmaram que o Fórum além de propiciar o encontro com outras escolas, traz união e demonstra o apoio da SME/FME.