Escolha uma Página

A Secretaria Municipal de Educação realizou no último dia 23/11 a 1ª Jornada de Ética, Cidadania, Controle Social e Democracia, atividade presencial integrante da implementação do PLANO DE INTEGRIDADE-PREVINE NITERÓI, determinado pela Prefeitura Municipal e coordenado pela Controladoria Geral de Niterói. A jornada reuniu diversas oficinas e debates com vários temas com foco na Ética e Integridade da SME. Dentro da Jornada aconteceram os seminários: Ética, Cidadania e Democracia coordenado pela Profª Dra. Rosane Feu – Diretora de Programas e Projetos e Educar na Diferença, coordenado pela Profª Dra. Cristiane Gonçalves de Souza, da Coordenação de Educação na Diferença ambos da Subsecretaria de Projetos Educacionais Transversais.

O Plano de Integridade e do Compliance- PREVINE NITERÓI- visa normatizar todos os órgãos em relação à Lei anticorrupção e teve sua origem na implementação de 25 ações relacionadas ao aumento da eficiência administrativa e à mitigação de riscos de integridade, na própria Controladoria Geral do Município, a partir de 2019. Os principais objetivos são instituir estratégias e ações para disseminação da cultura da integridade e Compliance, com foco na prevenção e na detecção de irregularidades, fomento da cultura ética, capacitação de agentes públicos e desvios de toda ordem que possam vir comprometer a Administração Pública Municipal. Na Secretaria Municipal de Educação – SME- a implementação do PREVINE Niterói está a cargo da subsecretaria de Gestão e Planejamento com o subsecretário Márcio Anciães e o Grupo de Trabalho instituído pela portaria SME 30/2022, formado por Fernando Torres que é ponto focal junto com Francisca Alves e Palmira Silva. O objetivo é desenvolver o Plano de Integridade buscando promover a seguridade nas relações dos processos internos, comprimentos de leis, necessidade de transparência pública, ativação de medidas de mitigação de riscos e identificação de boas práticas desenvolvidas na Rede.

Para o coordenador e Ponto Focal do GT do PREVINE NITERÓI, Fernando Torres a 1ª Jornada de Ética, Cidadania, Controle Social e Democracia foi um grande desafio.” Nós adaptamos um projeto que já existia sobre o Time Brasil e a partir de uma criação interna dos profissionais da Rede, conseguimos desenvolver um trabalho que atingiu tanto em qualidade como em expectativa tudo que era determinado para o sucesso do Plano. Foi uma honra participar dessa construção”, ressaltou.

Segundo o Subsecretário Márcio Anciães o Programa foi um desafio para a nova gestão. “Abarcamos os conhecimentos emitidos pela PGM e CGM e buscamos atingir o patamar necessário para termos o PREVINE NITERÓI implementado dentro dessa secretaria, afirmou.”

A 1ª Jornada de Ética, Cidadania, Controle Social e Democracia reuniu cerca de 50 participantes entre alunos e professores da Escola Municipal Júlia Cortines.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support