No último dia 30/11, aconteceu a formatura da primeira turma do curso: “O lúdico e a saúde: técnicas básicas do Yoga para praticar na Escola”, no Espaço Parque das Águas de Niterói. A atividade formativa é uma das ações do projeto Saúde e Qualidade de Vida da Secretaria Municipal de Educação de Niterói, por meio da Subsecretaria de Projetos Educacionais Transversais (SSPET) e da Coordenação de Educação em Sustentabilidade, Esporte e Saúde (CESESS) . O minicurso surgiu a partir da demanda dos professores das unidades escolares que já tiveram contato com o projeto YogaEduca, oferecido pela CESESS desde 2020.

A atividade é destinada a todos os profissionais da rede pública municipal de educação e tem como proposta apresentar aos profissionais algumas das técnicas da filosofia milenar do Yoga que podem ser praticadas, com segurança, no ambiente escolar.

Os encontros ocorreram em formato híbrido, intercalando aulas presenciais e virtuais síncronas. Além dos encontros, os participantes tiveram acesso a vídeo aulas com vivências de Yoga para suas práticas pessoais, bem como receberam suporte da professora Janaina Souza, integrante da Cesess, que já vem desenvolvendo o projeto YogaEduca na rede.

Para a professora Henriete Conceição, da E.M. Sebastiana Gonçalves Pinto, o curso trouxe técnicas que ajudam muito na sala de aula.” Eu sempre busco algo para agregar valores para meus alunos. Minha turma de 5º ano era muito agitada. A técnica da Yoga trouxe tranquilidade e mais concentração para minha turma”, ressaltou. A professora Érica Pipas, da E.M. Helena Antipoff, destacou a riqueza de conteúdo, prática e teoria do curso e afirmou que trabalha muito com seus alunos do 2º ano técnicas de respiração e concentração. As professoras Débora de Lemos e Cristiane Aquino, da Umei Almir Garcia da Silva, afirmaram que foi uma alegria quando uma criança pediu para “ouvir a natureza”, se referindo à técnica da Yoga que elas pedem os alunos para se concentrarem e ouvirem o “som do silêncio”.

Segundo Juliana Martins, coordenadora do CESESS, as práticas desenvolvidas no curso propiciam a diminuição do estresse, a ansiedade e até a dificuldade de aprendizagem e ainda trabalha a psicomotricidade, lateralidade, consciência corporal além de fortalecer a autoestima. “Vemos no YogaEduca uma grande oportunidade de fazer a diferença para nossos profissionais mas também para nossas crianças e adolescentes. É uma ação direta do Tempo de Cuidar ofertada pela Cesess, acreditando que todos nós precisamos de cuidados. Essa é a primeira turma de muitas que virão, pois já temos procura, no entanto, as turmas não podem ser muito cheias para garantir a qualidade do trabalho, a segunda turma já está prevista para o primeiro semestre de 2023”, ressaltou.

A primeira turma de formadas teve 22 professoras das escolas municipais: Sebastiana Gonçalves Pinho; UMEI Almir Garcia da Silva; UMEI Olga Benário Prestes; Paulo Freire; Vila Costa Monteiro; Altivo Cesar; Helena Antipoff; Paulo Freire; Francisco Portugal Neves; UMEI Professora Odete Rosa da Mota; Mestra Fininha e Anísio Teixeira.