A Coordenação de Mídias e Novas Tecnologias, da Subsecretaria de Desenvolvimento Educacional, apresentou na última terça-feira (29/11), uma Mostra de Curtas de Animação produzidos pelos alunos da Rede Municipal de Educação do município. Além da produção midiática, que traz o protagonismo de professores e alunos da nossa rede, houve palestra de Luciana Perpétuo (PUC-RJ) que enriqueceu este momento de compartilhamento e de reflexão sobre as práticas com o audiovisual no cotidiano da escola básica.

A apresentação foi iniciada com a intervenção da Coordenadora de Mídias e Novas Tecnologias da SME, Carla Sena, e da Subsecretária de Desenvolvimento Educacional, Djenane Freire. Em seus discursos, destacaram a importância da produção de narrativas audiovisuais no cotidiano escolar.

Dentre as apresentações, destacou-se a grande produção de curtas-metragens da UMEI Vinícius de Moraes, no Sapê. Ao longo do ano, a unidade produziu ao menos quatro curtas de animação. Outras unidades também apresentaram suas produções, entre elas, muitas UMEIs e escolas de primeiro e segundo ciclos também tiveram destaque.

Logo em seguida, após a exibição dos filmes de animação, a doutoranda Luciana Perpétuo (PUC-RJ) destacou a importância de se trabalhar a mídia como uma expressão cultural de todos. Em seu projeto de pesquisa, ela fez um documentário entrevistando pessoas de comunidades carentes na Baixada Fluminense, com o objetivo de fazer as pessoas se reconhecerem nos meios midiáticos. Segundo Luciana, “as tecnologias audiovisuais permitiram aos seres humanos retornarem, em parte, às suas origens culturais. Durante milênios, a palavra escrita teve hegemonia sobre a oralidade, movimento que, em parte, retrocedeu a partir da era do cinema, da televisão e da internet”.

Ao fim do evento, foi aberto espaço para a intervenção dos participantes. Foi um momento rico de discussão e reflexão sobre as possibilidades de uso da linguagem audiovisual na escola.