A Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), através do Departamento de Atenção à Saúde do Servidor (DASS) está dando continuidade ao Programa Ginástica Laboral: Trabalhando a Consciência Ergonômica. Esse projeto é itinerante e já percorreu todas as unidades da rede realizando um trabalho de prevenção.

Desta vez, numa parceria com o Programa Criança na Creche, o curso atendeu um grupo de 10 merendeiros e merendeiras que atuam nas creches comunitárias conveniadas: Alarico de Souza em Ititioca, Betânia e Dom Orione em São Francisco, Instituto Dr. March no Fonseca, Medalha Milagrosa no Morro do Cavalão, Meimei em Piratininga e Professora Clélia Rocha em Várzea das Moças. Foram realizadas atividades práticas com intuito de orientá-los a identificar e corrigir elementos laborais que possam influir negativamente na saúde global, tais como: Comportamentos laborais nocivos a sua saúde corporal; formas de transporte, estocagem e serviço; posturas sem eficiência ergonômica; repetições de movimento insistentes; resiliência ao esforço; adequação dos materiais e comportamentos de inatividade (sedentarismo). A atividade aconteceu no último dia 9, no auditório da Fundação Municipal de Educação de Niterói. A Próxima Formação para atender as outras 10 Creches Comunitárias restantes vai acontecer no início de 2023.